13 Dicas Para Economizar Dinheiro e Sair do Vermelho

dicas-para-economizar-dinheiro

Sair do vermelho – A situação econômica do país, preços altos, crise e crescimento da taxa de desemprego têm aumentado o número de brasileiros que terminam o mês no vermelho. Mas mesmo que o cenário do país não esteja tão vantajoso, é possível sair do vermelho com estas dicas financeiras abaixo:

1. Faça um planejamento das finanças

Para sair do vermelho, calcule suas dívidas e despesas do mês para entender como está realmente sua situação financeira. Quando se faz um planejamento financeiro, fica mais fácil enxergar a quantia de dinheiro disponível e direcionar seu uso.

2. Identifique suas despesas

Divida suas despesas em três grupos:

Fixas: Contas mensais que têm sempre a mesma data para pagar. Exemplos: água, luz, telefone, empréstimo bancário, seguro do carro…
Variáveis: Gastos do dia a dia. Exemplos: feira, padaria, remédios, cinema em família.
Especiais: Gastos emergenciais ou programados com antecedência. Exemplos: doença, acidente, impostos, consertos em geral, material escolar etc.

3. Elabore um planejamento

O planejamento para sair do vermelho deve ser feito no começo de cada mês e conter o dinheiro que entra e o que imagina que vai gastar. No fim do mês, complete a coluna de Gastos Reais e compare com a de Previsão. Desta forma, você irá enxergar onde está o gargalo dos gastos. Lembre-se de incluir tudo, inclusive as contas fixas.

4. Anote todos os gastos

Para sair do vermelho, em um calendário ou caderninho, anote todas as despesas, independentemente do valor: até as baratinhas devem entrar na conta! Procure também anotar uma lista especial com os possíveis gastos extras. Eles acontecem em meses de aniversários, fim de ano e datas comemorativas.

Anotar esses gastos é importante para ter noção da saída inesperada de dinheiro e te ajuda a se controlar quando for gastar em outras áreas.

5. Tente negociar as dívidas

As dívidas, se não controladas, tendem a ficar cada vez maiores e mais difíceis de serem liquidadas. Para sair do vermelho, o ideal é tentar negociar com seu cobrador seja cartão de crédito ou qualquer outra conta que esteja tirando seu sono.  Você pode ter um bom desconto pagando à vista ou pode conseguir parcelar a dívida em muitas vezes e não pesar tanto no seu bolso.

6.Compare os preços

Antes de sair comprando e não entrar no vermelho, faça uma pesquisa na internet, em outras lojas, converse com amigos, ou seja: compare antes de comprar.  Esse simples gesto pode economizar uma quantia que pode ser usada em situações emergenciais, por exemplo.

7. Compre à vista 

Optar por adquirir um bem à vista e não a prazo já resulta automaticamente em economia, uma vez que o consumidor não terá de arcar com os juros presentes em cada prestação e te ajuda a sair do vermelho. Apesar de ter de fazer certa economia para poder comprar os produtos à vista, lembre-se de que, nesse processo, ainda é possível usar os juros a seu favor.

8. Compre somente o necessário

Uma das melhores dicas financeiras é comprar o necessário e evitar desperdícios e pequenos deslizes. Se você faz compras mensais, pode tentar mudar para compras semanais reduzidas. Evite ficar deslumbrado com novidades eletrônicas, materiais que você mal usará… o ideal é comprar o que faz falta e que será útil para você.

9. Evite usar o cartão de crédito

Tente usar o cartão de crédito apenas em situações de emergência ou parcelamento extenso. O perigo é o acúmulo de dívidas e parcelas, que podem te deixar no vermelho. Para ficar no azul, ande sempre com o cartão de débito e dinheiro, que garantem um maior controle das suas despesas.

10. Aproveite as liquidações

A dica para economizar em liquidações pode parecer simples, mas faz diferença. Não se deve comprar em liquidações simplesmente porque os preços estão atraentes, mas sim porque o produto é utilizado em grande quantidade ou em grande frequência. Se um produto que você utiliza muito está com preço menor, aproveite.

11.Trace objetivos realistas

Coloque metas financeiras no seu planejamento financeiro. Tenha uma quantia x para juntar mensalmente, semestralmente e anualmente. Dessa forma você garante um controle mais seguro sobre essas metas e consegue saber onde tem pecado e onde tem acertado.

12. Envolva a família

Para atingir as metas e sair do vermelho  é preciso que toda a família esteja envolvida. Então, chame todos para uma conversa e dívida com eles a responsabilidade pelo sucesso dessa empreitada. Com todos da casa envolvidos, ficará mais fácil encontrar alternativas para cortar gastos e fazer isso em conjunto.

13. Cuidado com as prioridades

Quais são as suas prioridades de vida hoje? Talvez essa reflexão seja um convite para definirmos alguns pontos importantes porque muitas pessoas não têm prioridades e não sabem o que querem da vida e isto acaba atrapalhando na hora de economizar.

Quem não sabe o que quer, acaba querendo tudo (ou nada). Para este grupo, tudo custa caro e, invariavelmente, o único jeito de satisfazer a falta de prioridades é comprando tudo sem planejamento, algo que só é possível com o dinheiro dos outros (o crédito, que por aqui é caríssimo).

Quem quer chegar ao final do mês com a conta no azul, define prioridades; sabe também que é importante especificar alguns objetivos para, então, priorizar.

Não é fácil, existem obstáculos e muitos apelos de consumo no meio do caminho, mas quem de fato sabe o que quer não economiza energias para chegar lá. Cabe a nós todos transformar nosso atual momento, ainda que isso seja difícil e complicado diante do atual cenário econômico e político da nação.

Chegar ao final do mês no azul é, antes de tudo, uma escolha, uma decisão. Com as ferramentas e o comportamento adequado, este passo significará uma mudança capaz de mudar muitas outras coisas na vida, não apenas o seu bolso. Siga as dicas e boa sorte.