9 Coisas Que Você Deve Saber Para Começar a Comprar Ações

comprar ações

Muitos investidores têm receio de começar a comprar ações e perder dinheiro. Com um pouco de conhecimento, leitura e estratégia, é possível sim entrar no mercado das ações e começar a acumular valores. Acompanhe aqui o que você deve fazer para começar a sonhar com o amplo mercado de ações e comece a investir desde já.

1# Busque conhecimento!

Antes de iniciar é importante conhecer o mercado de ações e entender como funciona esse investimento. Você pode, por exemplo, optar por comprar ações para o longo prazo, curto e médio prazo. O ideal é que você faça uma combinação destas modalidades e monte uma carteira diversificada, o que ajuda a minimizar seus riscos. Para isso, conhecer as possibilidades que cada modalidade lhe oferece é fundamental.

2# Conheça seu Perfil de investidor

Sabendo um pouco mais do mercado de capitais você conseguirá definir seu perfil de investimento, quais sonhos deseja alcançar e o quanto de risco está disposto a correr para isso. É este passo que irá lhe ajudar a montar sua carteira e distribuir seu capital da melhor forma entre os prazos de investimento.

3# Trace seus objetivos e estratégias

Esta é a grande sacada para te ajudar a decidir qual ação comprar e quanto tempo pretende investir. Se seu objetivo é fazer uma viagem, comprar um carro ou acumular um bom capital para sua aposentadoria, os prazos e a forma de alcançar esse resultado serão diferentes. Você precisa então estabelecer uma estratégia alinhada ao seu objetivo final.

Algumas pessoas cometem erros como vender as ações quando o mercado está em baixa e outras tentam ganhar dinheiro no curto prazo com técnicas mirabolantes de enriquecimento fácil.

Não existe coisa pior do que investir sem uma estratégia. Pesquisas já mostraram que aproximadamente 90% das pessoas que investem em ações não seguem nenhuma teoria. Elas não traçam nenhum tipo de estratégia e, portanto, são facilmente controladas pelas suas emoções e não pela razão. Não cometa esse erro.

Mas, qual é a melhor estratégia? Bem, isso é uma questão pessoal, mas existe uma regra simples para que diz que para uma estratégia ser boa você deve ser capaz de explicá-la para uma criança. Se você não conseguir fazer isso você está apostando, não investindo. No mundo dos investimentos a simplicidade é preferível a complexidade. Fuja de qualquer esquema mirabolante que prometa o enriquecimento rápido.

4# Busque ajuda profissional

Uma forma de minimizar os riscos do seu investimento é contando com a ajuda de bons profissionais do mercado, desde a escolha de uma corretora até mesmo uma consultoria de investimentos, assim você irá tirar dúvidas e ficará mais tranquilo na hora de investir.

5# Diversifique

Um dos principais mecanismos para controlar o risco dos investimentos na bolsa de valores é a diversificação, assim, se uma ação despencar, têm outra para segurar os investimentos deste mal momento. É a velha regra de não colocar todos os ovos na mesma cesta. Através da compra de ações de diferentes empresas é possível diluir o risco da sua carteira de investimentos.

Uma boa forma de diversificar é através dos fundos de índice (ETF) que permitem investir em até quinze /ações individuais de uma só vez, deixando o investidor no controle a ainda por cima tem taxas muito mais baixas que o investimento em ações individuais e o investimento em fundos de investimentos.

O outro caminho é investir em ações individuais. Se essa for sua escolha mantenha um número entre cinco e dez ações, de forma que você consiga mantê-las sob controle. Mantenha apenas a quantidade de ações com que você se sentir seguro e confortável.

6# Aprenda a acompanhar o mercado

Não é porque determinada ação está interessante hoje que ela estará amanhã. A qualquer momento, tudo pode mudar. É o movimento de oferta e demanda.

Se os investidores acreditam que determinada empresa pode sofrer uma desvalorização, eles começam a vender suas ações e o preço cai. Se eles acreditam no contrário, mais investidores tentam comprá-las e o preço sobe. Por isso, acompanhe sempre notícias e esteja atento ao mercado.

7# Invista a Longo prazo

Não adianta alimentar a fantasia de que você irá ganhar dinheiro rapidamente, pois não é assim que a bolsa de valores funciona. Tudo que você vai conseguir é perder seu dinheiro.

O mercado sempre passará por baixas e nesses momentos você nunca deve vender as suas ações. Por isso é essencial que você invista no longo prazo. Como consequência também é essencial que você não dependa do dinheiro investido em ações para gastos imediatos, pois se de fato você precisar dele estará correndo um enorme risco de perder dinheiro.

Ao investir no longo prazo – mais de 10 anos – você obterá ganhos maiores em ações do que em outros investimentos e com um risco semelhante.

8# O que Você Precisa Saber Antes De Comprar Uma Ação

Verifique a corretagem que você está pagando.Muito antes de comprar uma ação, você precisa escolher uma corretora pela qual você realizará suas operações de compra e venda. O custo de corretagem é um fator muito importante na hora que você for escolher uma corretora.

9# Não saia investindo direto em ações logo de cara

Esse é outro erro muito comum. As pessoas saem investindo direto em ações logo de cara, mesmo possuindo pouco dinheiro e sem conhecer o seu perfil.

Investir com pouco dinheiro no mercado de ações como pessoa física pode ser muito perigoso, uma vez que esses custos podem corroer os seus rendimentos. Por isso, calcule sempre os custos que você terá na hora de investir.

Sempre comece a investir com calma, dando um passo de cada vez as chances de você cair. Investir em ações e ganhar dinheiro só é possível com muita prática, então, comece já.

É bastante provável que no início você perca dinheiro, mas com tempo e dedicação, irá recuperá-lo. Perder é uma parte perfeitamente normal do aprendizado. Portanto, vá com calma, comece investindo valores bem baixos e aumente gradativamente. Isso irá reduzir significativamente as chances de você sofrer com os tombos iniciais.