Conheça 3 Ações Que Pagam Dividendos Mensais

A existência de ações que pagam dividendos mensais é algo que chama muito a atenção dos investidores.

Afinal é a possibilidade de ter uma renda mensal sem fazer nenhum esforço, apenas recebendo porcentagens do seu investimento, e sem mexer realmente no valor investido.

É realmente algo que chega a ser um sonho para qualquer investidor. E quando feito da forma correta, sem dúvidas pode ser uma alternativa e tanto de investimento.

Infelizmente, no Brasil, apesar de algumas empresas repassarem esses dividendos, eles acabam não sendo repassados de forma mensal.

Então, há realmente poucas ações que pagam dividendos mensais, tendo mais opções para quem pretende receber esses dividendos semestralmente.

De toda forma, é indiscutível que esses repasses são uma forma bastante interessante de conseguir um investimento seguro e prático.

Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, e conhecer 3 ações que pagam dividendos mensais, basta continuar a leitura até o final.

O que são dividendos?

ações que pagam dividendos mensais

Antes de saber quais são as ações que pagam dividendos mensais, é preciso entender melhor o que realmente são os dividendos.

Muitas empresas no país possuem capital aberto, tendo parte de suas ações distribuídas dentro da bolsa valores, que no caso da bolsa brasileira é a B3.

Assim, além do acionista majoritário, que controla a empresa, há também muitos outros acionistas menores, que possuem uma pequena parte dessas ações.

Normalmente esse mercado envolve a compra e a venda de ações, buscando obter lucro nesse processo.

Mas há também quem recebe porcentagens mensais da empresa, que são referentes ao lucro gerado pela corporação naquele período.

Esses são justamente os chamados dividendos, que são tão procurados por quem opera nesse mercado, já que são ao mesmo tempo uma ótima oportunidade de investimento, mas também são bastantes escassos.

Isso porque poucas empresas trabalham com o repasse desses valores, devido a diversos motivos.

Um deles é que boa parte dos lucros gerados retorna já como forma de investimento, principalmente em empresas mais jovens.

Basicamente, as únicas que realmente repassam esses lucros são aquelas que já estão realmente fixadas no mercado, com uma base bastante sólida.

De toda forma, essa é uma maneira bastante eficaz de investir e receber um retorno mais eficiente.

Quais são as ações que pagam dividendos mensais?

investir na bolsa

As ações que pagam dividendos mensais possuem  uma procura alta entre os investidores.

Mas infelizmente são poucas as opções que atuam nesse modelo dentro da B3. Na verdade, é possível encontrar apenas três empresas que realizam esses repasses mensais.

Sendo assim, aqui estão 3 ações que pagam dividendos mensais na bolsa de valores do Brasil:

Banco Itaú

O Banco Itaú é uma das opções de ações que pagam dividendos mensais, ou então algum outro tipo de provento.

E por ser um importante representante do setor bancário, com bastante credibilidade, consegue passar confiança ao investimento.

Banco Banestes

Embora pague os dividendos de forma semestral, o Banestes conta com o pagamento mensal de outro provento, que é o JCP.

De toda forma, ele acaba se encaixando nesse perfil de ações que pagam dividendos mensais.

Banco Bradesco

O Bradesco é um gigante banco privado, sendo um dos maiores representantes no setor bancário, e que já possui bastante história.

É uma instituição confiável que conta com bastante credibilidade, o que acaba sendo um ponto ainda mais positivo para o investimento.

E ele é uma dessas ações que pagam dividendos mensais, ou algum tipo de provento que seja similar ao provento.

Vale a pena investir em ações que pagam dividendos mensais?

As ações que pagam dividendos mensais são realmente, dentro de uma perspectiva positiva, uma alternativa perfeita de investimentos.

Afinal, mensalmente é repassado uma parte dos lucros da empresa para o acionista.

No entanto, dentro da realidade, as coisas não são bem como se possa imaginar, tendo como primeiro empecilho justamente a baixa quantidade de empresas que conseguem fazer isso.

As três alternativas dadas não são apenas as melhores opções, na verdade elas são as únicas alternativas de ações que pagam dividendos mensais na B3.

Por isso, embora realmente seja uma alternativa significativa, é preciso levar em consideração esse fator.

Além do mais, tudo irá depender também da quantidade de ações que se possui, pois tudo é distribuído baseado nessa porcentagem.

Assim, realizar esse tipo de investimento pode acabar sendo um pouco mais complicado do que parece.

De toda forma, é sim uma alternativa bem interessante de investimento, que consegue gerar um capital seguro, de forma bem distribuída durante o ano.

Outras formas da empresa dividir os lucros

Apesar de muito se falar nas ações que pagam dividendos mensais, esses dividendos não são o único meio que a empresa possui para repassar seus lucros.

Há também outras formas de proventos, que conseguem substituir esses valores, sendo repassados com outros cálculos.

Um dos mais comuns é o chamado JCP, que é a sigla para Juros Sobre Capital Próprio, que é um pouco diferente dos dividendos.

Uma das diferenças mais importantes é em relação ao pagamento de uma tributação equivalente a 15% na fonte.

Como foi possível observar, o Banco Banestes utiliza o JCP como forma de repasse mensal, tendo os dividendos como um repasse semestral.

Outra forma também de distribuir esses lucros é através de bonificações, tornando-se uma alternativa aos dividendos.

Um ponto interessante sobre esses repasses, é que por ocorrerem de forma mais rápida, e com períodos mais curtos entre os repasses, os valores são menores do que os dividendos que são repassados de forma mais demorada.

Ações que pagam dividendos de forma variada

melhores formas de investimentos

Uma forma de aumentar os valores repassados no dividendo é simplesmente optar por uma empresa que realize esses repasses de forma mais espaçada.

Com isso, ao invés de serem repasses mensais, acabam sendo repasses semestrais ou até mesmo anuais.

Dessa forma, os valores em cada um dos repasses acaba sendo proporcionalmente maior, gerando um capital mais significativo.

Empresas como o BB Seguridade, o Banco Banrisul, a Itaúsa e a Metal Leve, são alternativas significativas nesse mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *