Mitos Sobre Investir na Bolsa de Valores
Investir na bolsa de valores é cercado de mitos. Muitos acham que é investimento para quem tem muito dinheiro, outros acreditam que só pode investir nesta modalidade quem quer correr grandes riscos.
O que será verdade e o que é mito neste tipo de investimento? Acompanhe esta matéria para desvendar essas dúvidas. Uma coisa é certa: Investir em ações é uma das melhores maneiras de você aumentar seu patrimônio e conquistar sua liberdade financeira.
1# Longo prazo ou curto prazo?
A bem da verdade é que a bolsa de valores é boa para quem investe a longo prazo. A tendência da volatilidade do mercado acionário fique cada vez mais acentuada, fazendo com que o investimento de longo prazo seja ainda mais interessante.
Com o mercado globalizado e o fluxo de informação mais acessível, os investimentos a curto prazo estão mais bruscos. Desta forma, quem investe a longo prazo tem mais chance de se dar bem. Além disso, investir em boas empresas faz com que a longo prazo, elas tenham chance de crescimento, o que faz com que as ações destas companhias sejam mais valorizadas.
2# É preciso ter muito dinheiro para investir?
É claro que a bolsa de valores trabalha com valores vultosos, mas isso não quer dizer que quem tem pouco dinheiro não possa se aventurar neste investimento. É possível sim investir quantias pequenas comprando apenas uma ação.
Para valores menores, entretanto é melhor que o investidor procure por clubes de investimento , onde as taxas são diluídas entre os participantes ou então aplique nos ETF´s (Exchange Traded Funds), que buscam obter o retorno de determinado índice e possuem taxas mais baixas.
3# Para investir é preciso ser especialista?
Não é necessário ser especialista para começar a investir na Bolsa de Valores. É preciso sim ter conhecimento, buscar informações, estudar. É preciso ainda se ligar no que está acontecendo com a empresa e ter o mínimo conhecimento sobre a companhia que está investindo o seu dinheiro.
4# Quem investe em ação precisa acompanhar diariamente o mercado?
Não é verdade se você investe a longo prazo. O que acontece em alguns dias não interessa para quem planeja investir para aposentadoria, por exemplo.
5# Retorno rápido
Muitas pessoas acham que vão ganhar rapidamente rios de dinheiro investindo na bolsa de valores. Quando isso não acontece e o preço das ações cai, elas vendem na hora errada e perdem dinheiro.
Investir em ações pode dar muito lucro, mas é necessário ter paciência para não comprar e vender no momento errado. Alta e baixa nos preços é algo muito comum, faz parte do mercado financeiro.Não esqueça nunca dessa regra básica: Investir em ações é uma estratégia de longo prazo.
6# Você ganha dinheiro sem muito esforço
Já ouviu falar de pessoas que utilizam robôs para automatizar os investimentos em ações? São programas de computador que analisam os dados das empresas e o comportamento histórico dos preços e determinam o momento de comprar ou vender determinada ação, em frações de segundos.
Embora os robôs facilitem muito o trabalho, se você não souber programá-los eles não lhe ajudarão em nada. Investir em ações é uma forma de aumentar seu patrimônio, mas é necessário que você dedique tempo para estudar. E isso exige esforço. Mas vale a pena.
7# Você tem que fica o tempo todo na frente do computador
Tem pessoas que imaginam que os bons investidores da bolsa ficam na frente do computador o tempo todo, buscando o minuto exato para comprar ou vender ações.A verdade é que a sua preocupação deve ser com a situação da empresa onde você está investindo o seu dinheiro.
O importante é você saber que, quando compra ações, você se torna sócio daquela empresa. E não precisa ficar olhando minuto a minuto a oscilação dos preços.
8# O risco de investir na bolsa de valores é muito alto.
Alguém diz que as ações de uma determinada empresa vão valorizar e a pessoa investe todo seu dinheiro nelas. Como a pessoa muitas vezes não tem o perfil ou mesmo o conhecimento básico para investir em ações, ao menor sinal de queda nos preços ela vende. Digamos que ela compra uma ação por R$ 35,00 e quando o preço cai para R$ 25,00 fica com medo e vende. Com isso perde dinheiro.
Relembrando: Investir em ações é uma estratégia de longo prazo. Se você pensa assim, não vai se assustar com uma queda temporária nos preços. Com isso não venderá na hora errada e, consequentemente, não vai ter prejuízos.
O risco também pode ser reduzido pela diversificação, que é a estratégia de não investir todo seu dinheiro numa mesma ação ou tipo de investimento. Riscos existem em qualquer situação da nossa vida. O importante é você saber administrá-los.
9# A hora de comprar ações é quando o mercado está em alta
As maiores oportunidades da Bolsa de Valores surgem quando o mercado está em baixa, quando é possível comprar ações que se encontram desvalorizadas e tendem a se valorizar. Além disso, quando uma ação já está em alta, pode ser difícil ela continuar subindo antes de apresentar uma queda.