Qual a Diferença Entre Ações ON e PN?

Qual a Diferença Entre Ações ON e PN?

No mercado financeiro existem as ações on e pn que compõem a renda variável. Desse modo, saiba que elas são de extrema importância e possuem algumas diferenças.

Assim, você precisa compreender cada uma delas para buscar um melhor rendimento. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará informações interessantes.

 

Qual a Diferença Entre Ações ON e PN 1

O que são ações ON?

Saiba que nas ações da bolsa de valores existem duas categorias que as definem. Dessa forma, você precisa conhecer as ordinárias que recebem a sigla ON.

Nesse sentido, entenda que as mesmas possuem o número 3 em seus códigos. Além disso, elas permitem com que o investidor possa votar nas assembleias da empresa.

Com isso, as ações on e pn são definidas através da concessão ou não do voto. Entretanto, você precisa saber que o investidor com mais ações é quem comandará a companhia.

Ao passo que existe uma proteção chamada de lei das Sociedades Anônimas. Dessa maneira, esteja ciente de que pelo menos 80% de uma venda será do investidor.

Ou seja, esse valor será 80% de toda a cotação caso seja necessário. Contudo, você precisa entender que as dívidas não serão sua responsabilidade.

Pois, a empresa deve quitar os débitos e o acionista apenas participa do processo. Com isso, observe que existem boas oportunidades para quem ingressar nessa modalidade.

 

O que são ações PN

Continuando a explicação sobre as ações on e pn vamos conhecer a segunda opção. De fato, você deve entender que os ativos preferenciais não concedem direito a voto.

Assim, perceba que esse é um ponto que difere essas duas ações do mercado. Além disso, saiba que a principal vantagem são os privilégios nos pagamentos dos dividendos.

Enquanto que esses investidores evitam prejuízos caso a empresa declare falência. Por certo, você teria as seguintes vantagens ao aplicar seu dinheiro em ações PN:

  • Receber os dividendos e lucros com preferência;
  • Chances maiores para recuperar o dinheiro (falência/fechamento);
  • Não pode votar nas assembleias;
  • Maior liquidez.

Desse modo, saiba também que as negociações são maiores nessa categoria. Confira alguns exemplos de ações on e pn:

  • ON: Bradesco (BBDC3), Petrobras (PETR3) e Magazine Luiza (MGLU3);
  • PN: Itaú (ITUB4), Petrobras (PETR4) e Banco Inter (BIDI4).

Sem dúvida, entenda que ações desse tipo podem ser vendidas com maior facilidade. Então, aplique seu dinheiro somente após entender as vantagens de cada um desses ativos.

 

Qual a Diferença Entre Ações ON e PN

 

Principais diferenças entre ações on e pn

A fim de ajudar você a compreender melhor vamos entender as diferenças entre elas. Dessa forma, observe que o principal ponto é o direito ao voto nas assembleias.

Nesse caso, compreenda que apenas as ações ordinárias (ON) permitem a realização dessa tarefa. Já que o investidor terá voz e controle nos processos feitos pela empresa em questão.

Isso é muito importante para quem pretende investir em ações on e pn. Uma vez que cada uma delas possui características próprias. Ao passo que nos ativos do tipo ON, o voto não é concedido.

Como resultado disso, o investidor terá apenas o direito de receber dividendos e lucros. Ou seja, você receberia esses valores antes dos outros investidores. Ao passo que essa seria uma vantagem para quem busca rentabilidade.

Outro ponto importante e que você deve conhecer é a questão da liquidez. Pois, na categoria PN essa função será muito maior. Já que as negociações fluem muito melhor ao escolher as ações preferenciais.

Agora você já compreendeu as diferenças entre as ações on e pn. Entretanto, para fixar melhor vamos observar alguns tópicos. Dessa maneira, entenda que o processo de escolha será mais fácil.

Nas ações ON (ordinárias) temos as seguintes características:

  • Voto nas assembleias;
  • Chances de administrar a empresa (quantidade de ativos comprados);
  • Número 3 para definir o código na bolsa de valores;
  • Proteção contra a perda do patrimônio (tag along);
  • Novo mercado;

Entenda que as ações on e pn são excelentes opções e apresentam vantagens. Contudo, analise os pontos presentes nas preferenciais que são:

  • Recebimento dos dividendos e lucros com prioridade;
  • Não pode votar nas assembleias;
  • Apresenta mais chances de recuperar capital;
  • Liquidez maior devido a ser uma modalidade mais popular.

Assim, você precisa escolher a categoria adequada para o seu perfil de investidor. Com isso, saiba que as suas chances serão muito maiores de conseguir resultados positivos.

 

Ações on e pn: exemplos presentes no mercado financeiro

De fato, você já deve ter compreendido o que são as ações on e pn. Nesse sentido, veja alguns exemplos de ações ordinárias presentes na bolsa:

  • Banco do Brasil (BBAS3);
  • PetroRio (PRIO3);
  • B3 (B3SA3);
  • Suzano (SUZB3);
  • CVC (CVCB3).

Já as ações preferenciais podem ser:

  • Bradesco (BBDC4);
  • Lojas Americanas (LAME4);
  • Azul (AZUL4);
  • Gol (GOLL4);
  • Itaúsa (ITSA4).

Por certo, você pode perceber que as ações on e pn possuem números diferentes. Uma vez que a primeira utiliza o 3 e a segunda o número 4. Sem dúvida, saiba que isso é muito útil para uma organização melhor.

 

Ações on e pn: qual delas eu devo escolher?

Se você pretende conseguir rentabilidade no mercado precisa fazer a escolha certa. Então, entenda as características de cada uma dessas ações antes de aplicar seu dinheiro.

Pois, existe um ponto interessante para que você faça a decisão correta. Nesse caso, aprenda que os períodos podem fazer muita diferença no resultado final. Confira as estratégias mais adequadas para cada uma delas:

  • Ações ON (ordinárias): melhores para o longo prazo;
  • Ações PN (preferenciais): liquidez e maior facilidade para o curto prazo.

Ou seja, entenda que as ações on e pn podem render em períodos distintos. Entretanto, o longo prazo costuma trazer resultados muito mais consistentes. De fato, o ideal é que você analise e planeje as suas metas.

 

Conclusão

Logo após você ter visto tanta informações interessante é só estar atento ao mercado. Dessa maneira, esteja ciente de que o dinheiro precisa ser administrado com cautela e sabedoria.

Então, evite utilizar a bolsa de valores apenas acreditando na sorte. Já que as chances de sair no prejuízo são bem grandes. Certamente você deve compreender que a renda variável permite muitos lucros.

Por isso faça um plano de orçamento para separar dinheiro para investir. Em seguida, abra uma conta em uma corretora. Observe o seu perfil de investidor e comece a gerar lucros hoje mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *