O Que é Leasing? Quais Suas Vantagens e Desvantagens?

Você sabe o que é o leasing e como funciona esse processo de financiamento?

Diferente do que muitas pessoas acham que o leasing é apenas destinado para veículos, esse serviço também pode ser oferecido para imóveis e vem se tornando uma prática bastante comum.

Com ele é possível ter um bem com taxas bem menores e parcelamento facilitado, justamente para as pessoas que precisam comprar, entretanto, não tem o dinheiro a vista para isso.

Quer conhecer um pouco mais sobre o leasing e suas modalidades? Veja abaixo o material completo que o Aplicação Financeira preparou para você.

O que é leasing?

Do inglês “locação”, o leasing é um tipo de financiamento onde a pessoa parcela um veículo ou imóvel em várias parcelas, mas só tem acesso ao contrato em seu nome após o pagamento de todas as parcelas, isso se ele quiser adquirir o bem por completo.

Assim, o leasing pode ser classificado como um arrecadamento mercantil ou locação financeira que acontece por meio de uma arrecadadora ou locadora, que são empresas que oferecem tal serviço.

Neste tipo de “locação”, a pessoa decide se vai ter um veículo, imóvel ou equipamento, faz um contrato para prazo de pagamento e no final do contrato é decidido se mantem o leasing por meio de renovação ou devolver o bem.

Esse tipo de financiamento é bastante usado por quem não pode ter um bem em seu nome ou qualquer ligação com a compra, sendo bastante aplicado em empresas.

Todas as normas seguem a legislação brasileira, onde fica estipulado que atua como arrendador e locatário, onde no primeiro caso é destinado aos bancos e o segundo para o cliente que faz a compra.

Para isso, existem dois tipos de contrato:

Rendas constantes postecipadas: os valores de locação são quitados ao fim de cada período do contrato;

Rendas constantes antecipadas: os valores serão quitados no início de cada período do contrato, podendo ser mensal ou trimestral, por exemplo.

Ou seja, quando termina o prazo de pagamento do leasing, o cliente pode comprar o bem e então deixa de ser leasing.

Conheça os tipos de leasing

o que é leasing
Foto: Pixabay

Existem diferentes tipos de leasing oferecido pelo mercado e cada um deles é aplicado no tipo de bem adquirido e a forma de pagamento. E quais seriam esses? Veja abaixo:

Leasing operacional

No leasing operacional a pessoa que atua como locatário não tem a intenção de comprar o bem no final do contrato.

Assim, após o prazo, fica a cargo do cliente devolver o bem ou estender o contrato, mantendo o leasing.

Entretanto, se por algum motivo ele decidir comprar o bem no final do contrato, o valor a ser pago corresponde a 80%, para fins de garantia.

Leasing Financeiro

No leasing financeiro o locatário já vai com a intenção de comprar o bem no final do contrato, já por um valor pré-determinado no momento da compra.

Esse é o tipo de leasing mais procurado e utilizado hoje em dia, e se o cliente desistir da compra por algum motivo, precisará devolver o valor pago de forma antecipada.

Por isso, o valor pago como garantia (entrada) é menor quando comparado à quantia paga no leasing operacional, já que é possível que ocorra a devolução.

Leasing imobiliário

Para quem busca comprar um imóvel, o mais indicado é o leasing imobiliário, considerado um investimento em médio ou longo prazo.

Entretanto, se você for pessoa física, esse tipo de leasing se torna menos atrativo devido as taxas, onde o financiamento comum é mais vantajoso.

Leaseback

Conhecido também como leasing de retorno, essa é uma forma de criar um capital de giro para empresas. Mas, como funciona?

Nessa modalidade, a parte arrendatária vende um bem e logo em seguida você aluga este mesmo item.

Essa forma de leasing vem sendo bastante usada por empresas que buscam recursos financeiros ou que querem readquirir determinado patrimônio.

A única diferença para esse leaging em relação aos outros é que só pode ser praticada por pessoas jurídicas.

Vantagens do leasing

Bem, se você tem interesse em adquirir um bem por meio do leasing, pode estar se perguntando: mas, quais as vantagens do leasing?

Uma delas são as taxas de juros, que são bem mais atrativas do que alguns financiamentos, principalmente na compra de veículos.

Além disso, há a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), e todos esses descontos fazem uma grande diferença no momento do pagamento.

Também podemos destacar como vantagem agilidade e rapidez na negociação na hora de financiar o valor total do veículo.

Assim, em contratos de arrendamento mercantil ou locação financeira, o cliente tem mais facilidade em ter o seu crédito aprovado

Desvantagens do leasing?

Mas, como nem tudo é perfeito, existem algumas desvantagens do leasing que precisam ficar claras para os clientes, justamente para evitar problemas no futuro.

Neste caso, é bom lembrar que, como no leasing o bem vai estar em nome do banco, a desvantagem é quando o cliente deseja vender o bem antes de terminar o contrato.

Também, outro item que podemos citar é que, caso o cliente não cumpra as cláusulas estabelecidas ou decida cancelar antecipadamente o acordo, existe uma penalidade de acordo com cada contrato.

Ou seja, sem o bem quitado, o cliente encontrará muita burocracia na tentativa de vendê-lo.

Qual é a diferença entre leasing e financiamento?

Bem, depois de entender como funciona o leasing e os tipos disponíveis no mercado, chegou a hora de saber qual a diferença entre ele e o financiamento.

No caso do Leasing, o bem adquirido é de propriedade do arrendador, que geralmente é uma instituição financeira ou banco, que só pode vir a ser de propriedade da pessoa após o pagamento integral do veículo, imóvel ou equipamento.

Diferente disso, no caso do financiamento, o cliente realiza a compra, utilizando recursos de terceiros, como bancos e empresas de crédito, dá uma entrada e se torna dono daquilo, podendo até mesmo vender antes de acabar as parcelas.

Ou seja, na hora de contratar um leasing, leve em consideração se ele é realmente vantajoso para você, tanto agora como a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.