Descubra Como a Taxa Selic Afeta Seus Investimentos

A taxa Selic é de extrema importância para o ramo dos investimentos. Já que ela está atrelada aos juros que garantem ou não uma boa rentabilidade. Dessa maneira, entenda que é fundamental estar atualizado quanto a isso.

Assim, você deve estar ciente de que seus lucros podem variar de acordo com essa taxa. Então continue a leitura do artigo para compreender melhor como esse processo funciona.

 

Descubra Como a Taxa Selic Afeta Seus Investimentos

O que é a taxa Selic e qual a sua função?

taxa Selic

Em resumo, você precisa saber que a taxa Selic rege os juros da nossa economia. Dessa forma, entenda que ela está relacionada com outros tipos de taxas.

Nesse sentido, saiba que ela afeta os financiamentos, empréstimos e os próprios investimentos. Assim, a taxa Selic e suas mudanças impactam em várias modalidades diferentes.

Além disso, esteja ciente de que ela é responsável pela remuneração do Tesouro Nacional. Ou seja, as dívidas que estão presentes nesses títulos da renda fixa.

Vale ressaltar que o Governo remunera seus credores utilizando uma certa taxa. Ao passo que os gastos dele também estão relacionados as emissões da moeda.

Por certo, você precisa entender que os títulos públicos são os que tem maior segurança. Uma vez que o Governo é quem arrecada os impostos, emite as moedas e realiza empréstimos.

De fato, a taxa Selic atua nos seguintes pontos:

  • Custódia;
  • Operações (liquidação);
  • Registros;
  • Entre outros.

Contudo, saiba que o Banco Central (BC) e certas empresas financeiras fazem essa negociação. E os bancos concedem empréstimos usando essa taxa para fechar no azul.

 

Quanto a taxa Selic está valendo hoje?

taxa Selic

De acordo com o mercado financeiro, essa taxa este atualmente na faixa dos 4,25%. Dessa maneira, você pode aplicar seu dinheiro em investimentos que estejam atreladas a taxa selic.

De fato, saiba que o Copom resolveu aumentar o valor dela. Ao passo que foram 0,75 pontos percentuais de acréscimo. Como resultado disso, entenda que essa é a terceira vez que ocorre esse aumento.

Além disso, esteja ciente de que o Banco Central é quem faz esse controle. De tal modo que as metas da inflação são feitas através do Conselho Monetário Nacional. Dessa forma, a taxa faz a regulagem da própria inflação do país.

 

A Taxa Selic e os investimentos

taxa Selic

Se você é um investidor ou pretende aplicar seu dinheiro é importante compreender essa ligação. Pois, entenda que os investimentos são divididos em renda fixa ou renda variável.

Assim, a taxa Selic está ligada diretamente ao mercado financeiro e aos rendimentos. Consequentemente, você precisa compreender que a bolsa de valores faz parte do processo.

Já que muitas empresas estão listadas nesse ambiente. Por certo, saiba que a Selic mais baixa permite um ritmo maior de compras. Com isso, as empresas vendem muito mais e conseguem obter mais lucros.

Além disso, esteja ciente de que a economia é de extrema importância. Uma vez que ela ajuda as empresas a conseguirem melhores resultados. Já na renda fixa, você pode ter retornos menores se a Selic estiver baixa.

Pois, entenda que a renda fixa gera menos lucros nesse caso. O que demonstra a importância que a taxa Selic representa ao mercado. Assim, você precisa escolher ativos que permitam rentabilidade consistente.

Ou seja, considere os investimentos dos seguintes tipos:

  • Ações;
  • Fundos Imobiliários (FIIs);
  • Fundos de ações;
  • Entre outros.

Desse modo, os investimentos são afetados diretamente bem como os seus ganhos. Devido ao fato de que ela rege os juros, é sempre importante analisar o cenário. Para que a montagem da carteira conte com ativos rentáveis e que não gerem prejuízos.

 

A taxa Selic no ano de 2021

Agora que você já sabe o que é taxa Selic fica mais fácil criar projeções. Já que ela serve como base para escolher investimentos que possam render dinheiro.

Com isso, você deve saber que em 2021 essa taxa estava no patamar dos 2%. Contudo, o Copom decidiu aumentar esse valor para 2,75% em março. Posteriormente, entenda que esse valor cresceu para 4,25%.

Vale lembrar que isso pode ser alterado durante o período anual. Assim, você precisa estar sempre atento ás mudanças que podem ocorrer. Pois, saiba que elas acabam sendo responsáveis pelas oscilações no mercado.

Desse modo, compreenda que a renda fixa depende basicamente da taxa Selic. E isso faz com que o investidor possa receber mais lucros quando a mesma está alta.

Por certo, fique ciente de que essa taxa pode crescer ainda mais em 2021. Ao passo que a projeção é de que ela alcance os 6,25%. Uma vez que o Copom se reúne em certos períodos de tempo (45 dias).

 

Qual a ligação entre a taxa Selic e a DI?

De uma forma resumida, a taxa DI está relacionada aos empréstimos entre os bancos. Sendo que a mesma tem a média dos juros juntamente com o próprio CDI.

Já que as instituições financeiras utilizam a taxa DI que possuem 1 dia de prazo. Enquanto que a Selic Over está relacionada diretamente com os juros dos títulos públicos.

A taxa Selic também é fundamental para o IPCA. Que consiste no Índice de Preço ao Consumidor Amplo e demonstra as variações presentes nos preços. De tal maneira que são avaliados os salários das famílias brasileiras.

Assim, você deve saber que esse índice rege a inflação aqui no Brasil. Como resultado disso, saiba que seus investimentos são bastante afetados. Afinal, entenda que o aumento da Selic faz o IPCA diminuir. Com isso, é feita a regulagem da inflação através desse processo.

 

Conclusão

A Selic é responsável pelos juros aqui no país e isso está ligado aos investimentos. Dessa forma, entenda que os rendimentos atrelados a ela podem variar através das mudanças ocorridas.

Além disso, você precisa compreender que a taxa Selic faz parte da escolha dos ativos. Já que o investidor precisa avaliar muito bem o andamento do mercado antes de investir.

Confira alguns exemplos de investimentos relacionados a Selic:

  • CDB;
  • Fundos de renda fixa;
  • Fundos de multimercados;
  • Títulos Públicos (LFT);
  • LCI e o LCA;

Então, você pode conseguir maiores rendimentos quanto essa taxa estiver mais alta. Nesse sentido, saiba que o Tesouro Direto fica em destaque quando esse cenário acontece.

Já que ele é seguro e a taxa Selic ajuda bastante na geração de melhores lucros. Por esse motivo que criar uma carteira correta faz toda a diferença. Portanto, você precisa estar atento a tudo isso para conseguir rentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *