Onde Investir Meu Dinheiro? Veja Essas 5 Dicas Antes de Começar a Investir!

Qual o melhor investimento pra mim? Onde investir meu dinheiro? Descubra com essas dicas fáceis!

Você já deve ter percebido que a economia brasileira está passando por sérios problemas, não é mesmo?

Pessoas perdendo seus empregos, taxas de juros aumentando, poder de compra caindo cada vez mais, e sem sinal de quando as coisas irão melhorar.

Em tempos difíceis e incertos, conseguir poupar e aplicar algum dinheiro, mesmo que seja pouco, já é uma ótima iniciativa.

Onde investir meu dinheiro?

onde investir meu dinheiro

A poupança já foi vista como um bom investimento. Mas hoje sabemos que é um rendimento abaixo da inflação. Ou seja, é um investimento que faz com que, na realidade, o investidor “perca dinheiro”.

Assim, você pode estar se questionando no momento: “onde investir meu dinheiro, já que só poupá-lo não é o suficiente?”.

Esta é uma pergunta sem resposta única. Mas, com estas cinco dicas, você estará mais perto de descobrir “onde investir meu dinheiro”!

1) Defina seu perfil de investidor e objetivos financeiros

Se a poupança já não é mais atrativa, onde investir meu dinheiro? A resposta depende de três fatores. Do perfil do investidor, do seu objetivo e quando espera atingi-lo.

Para descobrir o seu perfil como investidor são necessárias várias informações. Como quanto dinheiro você tem disponível para investir. Ou em quanto tempo você deseja obter os lucros do seu investimento, por exemplo.

Definir seus objetivos financeiros é muito importante

onde investir meu dinheiro

Em seguida, você deve descobrir quais o seus objetivos. Ao invés de investir por simplesmente investir, invista com um objetivo em mente.

Ter um objetivo fará você ficar mais motivado. Pois estará trabalhando em direção a algo realmente concreto. Sem uma meta, manter sua motivação inicial para continuar investindo será difícil.

Ao investir com um objetivo, qualquer valor investido não será somente mais uma quantia. E sim um passo mais próximo em direção a concretização de algo que você realmente deseja.

Mas lembre-se. Você precisa ser específico. Objetivos como “quero ficar rico” ou “quero ganhar muito dinheiro” são muito genéricos para serem considerados objetivos.

Por último, mas não menos importante, se sua família está incluída em seus objetivos financeiros, converse com eles a respeito também. Certamente eles te ajudarão.

2) Pague suas dívidas antes de investir!

Antes de responder a pergunta “onde investir meu dinheiro?”, é importante que você esteja com as contas em dia. Lembre-se, você deve sempre tentar manter seu poder de compra ao investir o seu dinheiro.

Antes de investir o dinheiro, é de extrema importância priorizar o pagamento de suas dívidas para evitar possíveis problemas e taxas de juros excessivas.

Para quem tem dúvidas se o mais interessante é investir ou pagar as dívidas, a resposta é: reveja sua intenção e prefira quitar suas dívidas antes de começar a investir.

Apesar disso, vale ressaltar que a vontade de investir o dinheiro é totalmente válida, mas é importante priorizar o pagamento das dívidas.

onde-investir-meu-dinheiro

Organize todas as suas contas, de preferência da maior para a menor. E comece a pagá-las nessa ordem, respeitando as taxas de juros, o valor por mês e a quantidade de parcelas.

Depois de eliminar as dívidas, você estará livre para investir seu dinheiro, e a receita render por você.

Posso investir e pagar minhas contas ao mesmo tempo?

O mais recomendado é fazer uma coisa de cada vez. Ou seja: não comece a investir seu dinheiro enquanto ainda possui dívidas com juros elevados atrapalhando seu orçamento.

Isso é indicado porque grande parte dos investimentos, especialmente aqueles de baixo risco, possuem uma rentabilidade bastante inferior às taxas de juros que são cobradas por cartões de créditos, empréstimos pessoais ou financiamentos.

3)  Planeje a aposentadoria, e evite imprevistos!

onde-investir-meu-dinheiro

Você já deve estar sabendo sobre as novas leis da previdência não é mesmo? Pelo visto muitos brasileiros terão que trabalhar mais do que esperam até conseguir se aposentar.

Que tal você não depender do governo para ter uma aposentadoria tranquila e feliz? Para isso, investir torna-se a melhor alternativa.

Investir também pode ajudar você a prevenir-se de diversas formas. Como, para caso venha perder o seu emprego, você não precise ficar dependendo do seguro desemprego para pagar as suas contas.

Afinal, conseguir acumular uma reserva para ter a opção de parar de trabalhar, mas manter o mesmo padrão de vida, é um objetivo possível para qualquer pessoa, em qualquer idade.

4) Entenda os tipos de investimento

Primeiro, entenda que você deve estar seguro com o tipo de investimento que escolher. Investir não deve ter nada de adrenalina, apostas e especulações e sim segurança, previsibilidade e conhecimento dos riscos.

Assim, você deve retornar às resposta da pergunta “onde investir meu dinheiro”, e verificar o tempo em que deseja realizar seus objetivos.

Se você não pode deixar seu dinheiro parado por um período de pelo menos 4 ou 5 anos, não é aconselhado pensar no investimento em na bolsa de valores, por exemplo.

Os preços das ações são muito voláteis (variam muito, tanto para positivo quanto negativo). E caso você precise resgatar o seu dinheiro durante uma crise, será obrigado a realizar um prejuízo.

O investidor de longo prazo esperará o mercado se recuperar para resgatar seus investimentos, evitando a perda de capital.

Na grande maioria das vezes, o melhor investimento para quem está começando é aquele mais sem graça e desinteressante de todos. Como uma entre as varias opções de investimentos em renda fixa, ou um fundo de investimento.

(FOTO: DANILO BANDEIRA E MARCELA BOURROUL)

Se no seu caso, o dinheiro precisa ser sacado num tempo curto, se não está disposto a suportar as muitas variações da renda variável ou caso não deseje estudar a fundo as empresas para definir quais deve comprar, opte por um investimento de renda fixa, como, por exemplo, o Tesouro Direto.

Estes investimentos além de demandarem menos do seu tempo, também trazem a tranquilidade e a previsibilidade que são muito bem vindas no longo prazo.

5) Invista em você mesmo, invista em conhecimento

Investir em sua educação financeira não te proporcionará apenas o melhor conhecimento sobre onde investir e obter o melhor retorno para o seu dinheiro.  Também fará você adquirir hábitos financeiros saudáveis.

Além disso, lembre-se que é importante nunca parar no tempo e sempre investir em conhecimento.

Invista em cursos, certificados, treinamentos e o que mais for necessário para alavancar sua carreira. Ou até mesmo abrir o seu próprio negócio.

O investimento em conhecimento é algo que você levará para a vida toda. E certamente te ajudará a impulsionar sua carreira, aumentando seu retorno financeiro.

2 Comentários


    1. Obrigado amigo. E agradeço qualquer dúvida ou dica, pois assim saberei se estou na direção correta. E a direção a ajudar sempre. Abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.