Serasa Score: O Que é E Como Aumentar o Seu?

De uns anos para cá muito se fala em Serasa Score. Assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse sistema de avaliação para concessão de crédito.

Se você tem esse tipo de questionamento, está no lugar certo. Aqui, vamos esclarecer diversos pontos acerca do Score, como por exemplo:

  • O que é a Serasa e como ele funciona;
  • Como aumentar Score;
  • Consultar score Serasa e muito mais!

O que é a Serasa?

Primeiramente, vamos esclarecer o que é a Serasa. Muita gente pode não entender nem mesmo o que é a Serasa. Dessa forma, para falarmos do Score e como aumentar convém esclarecer alguns conceitos, certo?

Bem, a Serasa se trata de uma empresa privada. Portanto, ao contrário do que pode parecer, não é um órgão do governo.

Por outro lado, a Serasa é uma das principais referencias sobre crédito. Ou seja, os serviços dessa empresa são usados para a concessão de crédito.

Um desses serviços é reunir dados financeiros sobre pessoas físicas e jurídicas. Assim, cria-se um sistema que pode ser consultado por bancos, lojas e outros estabelecimentos.

Com base no banco de dados da Serasa, um crédito (por exemplo, financiamentos, compras a prazo, etc) pode ser concedido ou não ao   consumidor.

Além disso, a Serasa possui informações sobre protesto, emissão de cheque sem fundo, registros públicos e oficiais.

O que é Serasa Score?

Chegamos a um ponto extremamente importante. É comum ouvirmos sobre a Serasa Score ao tentar, por exemplo, fazer uma compra a prazo com carnês ou boletos bancários.

Mas, afinal, o que é esse Score?

É por meio do Score que a maior parte de estabelecimentos comerciais e financeiros concede crédito.  Assim, estando “bem pontuado” na Serasa Score se torna mais fácil obter aval para financiamentos, certo?

Uma pontuação alta neste Score indica confiança de pagamento. Ou seja, se eu tenho boa reputação como pagadora no Score Serasa, a empresa concedente de crédito passa a ter mais garantia que cumprirei com o pagamento.

Como aumentar o Score Serasa?

Por isso, como vimos, é sempre conveniente uma pessoa física ou jurídica ter uma pontuação nesse Score. No entanto, aí surge uma dúvida bem comum? Como aumentar o Score?

Vamos dar algumas dicas, que são essenciais para aumentar essa pontuação. Veja a seguir!

1 – Sem restrições

Este é o primeiro passo para aumentar o Score Serasa. CPF ou CNPJ com restrição, ou seja, o chamado “nome sujo” faz com que a pontuação fique baixa. Assim, dificilmente se consegue crédito.

Dívidas atrasadas, por exemplo, devem ser negociadas para ficar com o cadastro positivo.

Além disso, é fundamental pagar as negociações em dia. O Score Serasa pode demorar um pouco para “subir” neste caso. No entanto, é só aguardar alguns meses e não se esquecer de outros compromissos financeiros para aumentar a pontuação.

2 – Manter dados Atualizados 

Algumas pessoas têm um histórico de relações de consumo positivas. Por outro lado, podem se deparar com Score  baixo. Isso costuma acontecer quando os dados não são atualizados.

Assim, entre no site Serasa e mantenha os dados sempre atualizados. As informações devem ser exatas. Por exemplo: endereço, telefones, e-mails, etc.

O nome dessa ferramenta é Cadastro Positivo. É uma dos “alicerces” da pontuação do Score. Neste cadastro estão inclusas contas referente à:

  • Compras com cartões.
  • Contas pagas de consumo (água, gás, luz, telefone fixo).
  • Crediários, financiamento, empréstimos.

3 – Tudo em dia!

De acordo com o que já foi mencionado. Todas as contas devem ser pagar em dias.

Uma dica extra para aumentar o Score Serasa é pagar até alguns dias antes. Neste caso, para evitar atrasos.

Tudo entra na pontuação desse Score: até contas de água, luz, telefonia, entre outros serviços.

Atenção: Não há como aumentar Score Serasa “pagando”

Eis um alerta muito importante! Há registros de pessoas más intencionadas que prometem aumentar o score mediante ao pagamento de taxas.

Esse procedimento não é adequado. Não é possível interferir no Score, certo?

Além disso, a consulta ao Score Serasa é 100% grátis. Ou seja, não pague para acessar a sua pontuação.

Como consultar Score Serasa?

É simples fazer a consulta ao seu score. Siga alguns passos:

  1. Primeiramente, acesso o site: https://www.serasa.com.br/.
  2.  Em seguida, vá na opção “Consultar CFP Grátis”.
  3. Informe o seu CPF (ou, então, CNPJ).
  4. Por fim, é só digitar a senha.

Vale ressaltar que se não há cadastro, bastar fazer na mesma página.

Dicas extras para aumentar Score

Agora, vamos falar de algumas orientações “extras” para manter a vida financeira e dia, aumentar o Score Serasa e permanecer “em alta”.

  1. Planejamento: é essencial planejar a vida financeira. Assim, não se corre o risco de acumular contas e, em consequência, ter o seu Score rebaixado em pontos. Por exemplo, tenha planilhas de ganhos e gastos – o que já ajuda muito a se planejar, certo?
  2. Consumo consciente: para tudo dar certo, precisamos consumir de forma consciente, concorda? Então uma dica valiosa é dar fim a gastos desnecessários, por impulso e exagerados. Além disso, sempre que possível guardar uma quantia, mesmo que pequena, para emergências.
  3. Cartões de crédito: muita atenção a esse produto financeiro. Evite pagar o mínimo da fatura. Caso tenha dificuldades é melhor parcelar a fatura e não usar o crédito até quitar a dívida!

Como Consultar o Score Serasa?

Por fim, vamos saber como consultar nossa pontuação no Score. Isso também é simples.

Tento um cadastro, basta entrar no site e ir no Score Serasa. Ou então, é possível baixar no aparelho de telefone celular o aplicativo da empresa.

Relembrando: o acesso é totalmente gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.