7 Formas Inteligentes de Proteger Seus Objetivos Financeiros

Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Xpeed em 2021,  apontou que 90% dos entrevistados admitiram precisar de educação financeira. Com um dado tão contundente quanto o citado, é possível entender o motivo pelo qual tão poucas pessoas alcançam seus objetivos financeiros.

Após ler o artigo abaixo, você estará apto a alcançar e proteger seus reais objetivos financeiros, portanto, leia com atenção e veja como melhorar a sua realidade.

O Que São Objetivos Financeiros?

Importante começar por este tema, pois, ao pensar em objetivos financeiros, os primeiros pensamentos que vem à cabeça são relacionados aos bens que demandam altas quantias, porém, não é bem assim que estas palavras devem ser lembradas.

Objetivo financeiro é tudo que norteia suas finanças. Independente do valor e do tempo que necessitará para obter o que almeja, se contribui para determinar as ações que você toma com seu dinheiro, é um objetivo financeiro.

Agora Veja as 7 Formas de Proteger Seus Objetivos Financeiros

1# Defina Suas Prioridades!

Saber o que é mais importante para você é primordial. Ao adquirir a consciência do que é mais necessário e mais desejado, com certeza haverá um caminho mais fácil para percorrer até seu objetivo. 

2# Estabeleça Metas de Acordo Com as Suas Prioridades

Divida seus objetivos em “pequenas” metas, como se fossem degraus em uma escada que vai até um grande sonho, por exemplo:

Exemplos de definição de metas com ancoragem nos níveis de dificuldade:

  • Meta 1: Quitar todas as dívidas;
  • Meta 2: Fazer uma reserva de emergência, para não precisar mais recorrer a empréstimos nos momentos de dificuldade;
  • Meta 3: Investir e comprar um automóvel;
  • Meta 4: Comprar a casa própria;
  • Meta 5: Alcançar a liberdade financeira.

Importante dizer que estes foram só exemplos de objetivos comuns a muitos brasileiros. Cada pessoa tem suas prioridades, defini-las dará a consciência de cada objetivo financeiro que você abre mão quando resolve tomar alguma atitude que não contribui para as metas.

3# Faça Um Planejamento Profissional e Financeiro

Um bom planejamento pode fazer com que seus objetivos financeiros tanto sejam alcançados com mais facilidade, quanto sejam mantidos de forma perene.

O planejamento deve eliminar custos que não colaboram com o que está buscando. Também é necessário que  adicione formas de renda ou trabalho que possam colaborar com o que busca, como por exemplo: 

Digamos que você seja um recém formado em engenharia e seu maior objetivo é ser um profissional bem sucedido e experiente. Talvez você não encontre um trabalho que te remunere da forma que merece, porém, encontra um trabalho que te dará vasta experiência, portanto, colaborará para que no futuro você alcance seus objetivos.

É importante ter planejamento e visão de futuro. O profissional do exemplo provavelmente precisará viver uma vida regrada enquanto adquire experiência, porém, depois poderá alcançar tanto o sucesso financeiro, quanto o profissional.

4# Tenha Uma Reserva de Emergência

Este item é o mais importante para proteção dos seus objetivos financeiros. A vida é cheia de imprevistos, mas, ao possuir uma reserva de emergência que consiga apoiar minimamente você e sua família, haverá proteção tanto contra os empréstimos que necessitará durante os imprevistos, quanto uma proteção do saque precoce dos investimentos que poderiam dar altos lucros no futuro. Veja um exemplo pratico de como a reserva de emergência poderá ser útil:

Digamos que você tenha aberto uma empresa promissora, porém, gastou todo o seu dinheiro. Dois meses após ter aberto o negócio você se vê combalido por um imprevisto de alto custo, o conserto do carro que você usa no transporte dos produtos vendidos na empresa. Você então precisa fazer um empréstimo, visto que, sem o veículo não há como trabalhar. Sua empresa que antes era promissora, agora se vê com uma dívida e mais suscetível a fechar as portas, caso outro imprevisto aconteça.

Este é só um exemplo do motivo pelo qual a reserva de emergência se faz tão importante para proteger seus objetivos financeiros.

 

5# Investir de Acordo Com os Seus Objetivos Financeiros  

Investir com sabedoria é um dos principais pilares para alcançar e proteger seus objetivos financeiros. 

Ao investir é importante que adeque os investimentos de sua carteira aos seus objetivos financeiros, por exemplo, caso busque a casa própria, não é ideal que invista em produtos financeiros com alta volatilidade e alto risco, talvez seja melhor investimentos mais seguros. Porém, caso tenha o objetivo de obter um portfólio diversificado, e alcançar sua liberdade financeira, produtos com uma volatilidade maior podem se encaixar bem a sua carteira.

É ideal que busque produtos que contribuam com seu objetivo, rentabilize sem se expor a perda excessiva de capital.

6# Reavalie Suas Atitudes e Investimentos Frequentemente 

Muitas vezes estamos tão imersos na rotina e nas atividades do dia a dia que não avaliamos nossas atitudes e o que estamos buscando.

Normalmente os objetivos financeiros mudam com o passar do tempo, por isso, é ideal que sempre tire um tempo para reavaliar o que está buscando e o que está fazendo para contribuir com este objetivo. Dentro da reavaliação, faça também um quantitativo dos seus investimentos, avalie se realmente estão rendendo o que era prometido no momento em que começou a colocar seu capital naquele produto.

Também é importante que ao avaliar sua carteira de investimentos, seja feita uma vistoria no mercado de produtos financeiros. A vistoria deve ser feita com o objetivo de buscar produtos financeiros, que possam ser mais compatíveis aos seus objetivos, ou que rendam mais sem oferecer maior risco.

A reavaliação permitirá que sua rotina, investimentos e objetivos estejam todos na mesma página.  

7# Tenha Disciplina 

Ter  disciplina é um dos grandes desafios que as pessoas enfrentam para alcançar e proteger seus objetivos financeiros.

Alguns objetivos demandam muito tempo e capital para se concretizarem, portanto, o caminho até alcançá-los é composto de escolhas e abdicações. Por vezes, é necessário que se abra mão de algum conforto ou gasto não voltado a suas prioridades, para só então alcançar seu objetivo em um futuro mais próximo.

A disciplina é primordial para manter o foco.

Conclusão

É importante salientar que mesmo sendo um artigo enumerado por itens, tudo que foi citado acima é de extrema importância para alcançar e manter seus objetivos financeiros, portanto, não dê mais prioridade a um item frente a outro, tente realizar da melhor forma tudo que foi dito.