Quem Investe em Ações Precisa Declarar Imposto de Renda?

Os investidores que da bolsa de valores devem verificar o imposto de renda para ações. Desse modo, entenda que é necessário seguir todas as regras e exigências da Receita Federal.

Assim, você precisa entender o processo e verificar se essa tarefa é ou não obrigatória. Então é sobre isso que estaremos falando neste artigo que irá trazer muitas informações.

 

Quem Investe em Ações Precisa Declarar Imposto de Renda

Existe imposto de renda ações?

Sim. Você deve estar ciente de que a Receita Federal possui algumas exigências. Entre elas está o fato de que todos os investidores precisam declarar esse imposto.

De tal forma que isso deverá ser feito de forma anual. Dessa maneira, saiba que essa é uma obrigação para todos que operaram na bolsa. Além disso, saiba que esse imposto de renda para ações é calculado com lucros e prejuízos.

De fato, esteja ciente de que essa apuração precisa ser feita de forma mensal. Ao passo que o investidor é quem terá que cumprir essa responsabilidade. Contudo, compreenda que existem alguns pontos que definem quem pagará esse imposto.

A fim de facilitar esse processo clique aqui e acesse a uma calculadora. Nesse sentido, entenda que ela irá realizar as contas para você. E isso permitirá com que seja possível ficar em dia com a Receita Federal.

 

Porque o imposto de renda ações deve ser declarado?

Embora muitos investidores ainda não estejam cientes, esse é um processo muito importante. Pois, saiba que as desculpas antigas já não podem mais ser aplicadas.

Anteriormente, alguns pensavam que a Receita Federal não iria perceber essa ausência. Entretanto, o imposto de renda para ações é uma obrigação e necessita ser feito pela pessoa.

Uma vez que as operações presentes na bolsa de valores resultam no IRRF. Ou seja, um imposto de renda retido na fonte, indicando quanto foi negociado. Com isso, a receita ficará sabendo o quanto você aplicou.

Por sua vez, outra desculpa seria o fato de ser muito complicada essa apuração. Porém, saiba que o imposto não é feito à mão. Assim, você tem a sua disposição calculadoras específicas para isso.

Uma delas é a Calculadora imposto de renda ações do IRPF, para conhecê-la clique aqui. Em resumo, saiba que o funcionamento dela consiste em:

  • Cadastrar uma corretora;
  • Fazer a importação das notas (corretagem);
  • Automaticamente o sistema irá fazer os cálculos do imposto;
  • Calculo darf ações (pagamento).

Com isso, entenda que o imposto de renda para ações pode ser feito muito facilmente. Já que é só pegar os valores que a calculadora apresentar e colocar na declaração.

 

Como é feito o cálculo do imposto de renda ações?

Se você pretende aprender como é feito o cálculo IR das ações continue a leitura. Nesse sentido, esteja ciente de que são necessários alguns passos para realizar essa operação.

Confira quais são os pontos que devem ser aplicados:

  • Resultados precisam ser apurados;
  • Separe as operações realizadas em Day Trade e as mais comuns;
  • Retire todos os prejuízos que ocorreram;
  • Descubra qual o imposto de renda para ações mais correto;
  • Faça o desconto do IRRF.

Nos próximos tópicos vamos explicar cada um deles para um melhor entendimento. Saiba que o melhor a fazer é seguir todos os pontos. Assim, você conseguirá chegar a um resultado ideal.

 

Imposto de renda ações: apurando resultados

Esteja ciente de que no momento que uma posição é encerrada é necessário uma apuração. Desse modo, entenda que devem ser medidos tanto os lucros quanto os prejuízos.

Entretanto, desconte todas as corretagens e taxas que resultam em custos. Enquanto que para isso inclua o conceito dos preços médios das compras. Como resultado disso, você saberá o valor do mês.

 

Divida as negociações normais das Day Trade

Para um melhor resultado do imposto de renda para ações, faça a divisão das negociações. Dessa forma, saiba que existem diferenças no imposto para cada uma dessas categorias.

De acordo com a Receita, separa-os em dois grupos e calcule os resultados deles. Caso o valor seja negativo, não será necessário realizar o pagamento. Somente os lucros do futuro é que poderão ingressar no processo.

 

Imposto de renda ações: prejuízos

Reduza todos os prejuízos anteriores do lucro que você obteve atualmente. Assim, a cobrança terá uma base um pouco menor e trará benefícios. Mas isso só valerá caso hajam débitos que foram acumulados.

 

Chegando ao Imposto de Renda ideal

Não se esqueça de que todas as alíquotas precisam ser aplicadas nos saldos positivos. Com isso, saiba que são 20% no Day Trade e 15% nas negociações mais comuns.

 

Descontando o IRRF

Por fim, na busca pelo imposto de renda para ações realizei o desconto do IRRF. Para isso, utilize a sua corretora e verifique os meses que ainda não foram feitos.

Como resultado você terá o imposto recolhido através do DARF. E vale lembrar que o pagamento deverá ser feito até o último dia útil (mês).

 

Imposto de renda ações 20 mil

É importante que lhe ensinemos também o imposto de renda ações 20 mil. Pois, esteja ciente de que nas operações mais comuns existem alguns incentivos.

De tal modo que haverá uma isenção no Imposto de Renda em certos casos. Um deles é justamente quando as vendas totais ficam abaixo dos R$ 20.000. Então, você precisa saber que deve somar apenas as operações normais.

Se o vendido está abaixo do valor indicado, você não precisa pagar o IR. Isso é importante para o imposto de renda para ações. Por certo, o ideal é que você fique ciente disso para pagar somente o necessário.

 

Conclusão

Conforme o que você viu no artigo é possível perceber que o IR é obrigatório. Nesse sentido, compreenda que ao realizar negociações na bolsa de valores é necessário declarar.

De fato, faça o processo e evite com que você seja multado ou tributado. Dessa maneira, preencha todas as informações corretamente para que tudo fique completo.

Observe também se você se enquadra na regra que obriga a declaração. E não se esqueça de separar cada tipo de negociação em grupos. O imposto de renda é uma obrigação que você deve cumprir. Então evite problemas e organize seus dados para realizar a sua declaração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *