Quais São os Melhores Investimentos a Longo Prazo?

No mercado financeiro existem muitos investimentos a longo prazo que podem ser observados pelos investidores. Dessa forma, saiba que a rentabilidade em períodos mais longos tende a ser mais favorável.

Assim, você precisa conhecer as modalidades que permitem melhores ganhos através desta estratégia. Então é sobre isso que estaremos falando no artigo que trará muitas informações essenciais.

Quais São os Melhores Investimentos a Longo Prazo

Investimentos a longo prazo são vantajosos?

Se você pretende aplicar seu dinheiro em investimentos é importante manter um bom planejamento. Desse modo, entenda que a paciência é uma das maiores virtudes para construir um patrimônio.

Para isso o ideal é manter um orçamento controlado e organizado. Ao passo que você poderá investir o dinheiro que separou para essa tarefa. Nesse sentido, compreenda que investimentos a longo prazo podem gerar grandes lucros no futuro.

Uma vez que você se tornará sócio da empresa e dividirá os ganhos com ela. Ou seja, saiba que se a sua escolha for correta os resultados serão muito favoráveis.

Além disso, esteja ciente de que o próprio Warren Buffett aplica esse tipo de estratégia. Como resultado disso, entenda que ele se tornou um dos maiores investidores do mundo.

De tal forma que ele construiu um patrimônio milionário através da bolsa de valores. Entretanto, você deve conhecer seu perfil de investidor antes de fazer investimentos a longo prazo. Nos próximos tópicos vamos lhe ensinar quais são as melhores modalidades para aplicar esse método.

Investimentos a longo prazo: LCI e LCA

Os títulos de renda fixa LCI e LCA são excelentes para o longo prazo. Dessa forma, saiba que eles são voltados para o ramo imobiliário e para o Agronegócio.

Assim, esteja ciente de que a emissão deles é feita através dos bancos. Além disso, você não precisa pagar o imposto de renda ao investir nessas modalidades.

O que pode lhe garantir maiores lucros, desde que escolha um período maior. Ou seja, compreenda que os investimentos a longo prazo são o caminho para conseguir rentabilidade.

Outro ponto importante que você precisa saber é que as LCIs e LCAs podem ser:

  • Prefixadas;
  • Pós-fixadas;
  • Híbridas.

De fato, entenda que a maioria desses títulos estão relacionados ao CDI. De tal modo que o índice é quem irá garantir os ganhos. Por certo, saiba que os pós-fixados estão ligados ao IPCA (inflação).

CDB

Agora se você quer fazer investimentos a longo prazo (renda fixa), deve conhecer os CDBs. Já que eles são os Certificados de Depósito Bancário e os bancos realizam sua emissão.

Bem como as Letras de Crédito, compreenda que eles podem ser pré-fixados ou pós-fixados. Assim, esteja ciente de que o índice CDI é quem realiza o controle da rentabilidade.

Enquanto que você pode investir em CDBs que tenham prazos mais longos. Contudo, esteja ciente de que existe a tributação do imposto de renda nessa modalidade específica.

De tal modo que você precisa analisar bem os investimentos a longo prazo nessa categoria. Pois, saiba que isso fará toda a diferença no resultado final que será obtido.

Investimentos a longo prazo: tesouro direto

Sem dúvida, você pode conseguir lucros aplicando seu dinheiro no Tesouro Direto. Dessa maneira, saiba que o Governo Federal é o emissor dos títulos presentes na categoria.

E qualquer pessoa física pode buscar rentabilidade através desse tipo de aplicação. Já que você pode adquirir os papéis e ficar sabendo quanto ganhará no futuro.

Confira quais são os 3 tipos que existem:

  • Selic: pós-fixado, atrelado à taxa de mesmo nome (juros do Brasil);
  • Prefixado: os ganhos são conhecidos ao comprar o título;
  • IPCA+: híbrido, sendo prefixado e também IPCA.

De fato, você precisa saber que a melhor indicação é justamente o IPCA+. Ao passo que os investimentos a longo prazo nessa categoria específica trazem altos rendimentos.

Como resultado disso, esteja ciente de que é possível conseguir superar os ganhos da inflação. Entretanto, compreenda que a tributação aplicada será a mesma dos CDBs.

Debêntures

Caso você se interesse pelos títulos de empresas, essa é uma boa opção. Uma vez que eles estão relacionados as dívidas e são consideradas renda fixa. Desse modo, saiba que os papéis podem ser dos seguintes tipos:

  • Pós-fixados: geralmente contam com o índice CDI;
  • Híbridas: as parcelas são pós-fixadas (CDI ou IPCA).

Por certo, compreenda que os investimentos a longo prazo nessa modalidade são bastante interessantes. Porém, saiba que os riscos serão maiores e conhecer as companhias é fundamental.

Investimentos a longo prazo: Ações

Com toda a certeza você pode conseguir dinheiro através das ações. Já que as mesmas estão disponíveis na bolsa de valores aqui no Brasil. E esses tipos de ativos conseguem trazer excelentes retornos a longo prazo.

Entretanto, esteja ciente de que os riscos ao aplicar dinheiro nelas serão muito maiores. Então, você precisa estudar o mercado e verificar o andamento de todo o setor financeiro.

De fato, você precisa entender que os investimentos a longo prazo podem diminuir os riscos. Pois, a volatilidade do curto prazo não será tão importante para esses investidores.

Como resultado disso, saiba que o imposto de renda possui um limite de isenção. Onde você só precisará pagar o tributo se tiver vendas superiores a R$ 20 mil.

Fundos de Investimentos Imobiliários

Se você quer rentabilidade em períodos mais longos, saiba que os Fundos Imobiliários são ótimos. Dessa maneira, esteja ciente de que eles possuem riscos baixos e a modalidade traz retornos.

Além disso, compreenda que os cotistas vão recebendo os valores relacionados à sua participação. O que pode garantir para você uma boa renda extra mensal ou semestral.

Inegavelmente os investimentos a longo prazo em imóveis podem ser inclusos em sua carteira. Enquanto que o imposto de renda também será isento nesse tipo de aplicação. Vale lembrar que você vai utilizar a bolsa de valores para realizar as negociações (papéis).

Investimentos a longo prazo: outros tipos

Por fim, vamos mostrar para você algumas das outras modalidades disponíveis. Nesse caso, saiba que os fundos multimercados garantem a busca por diversas oportunidades diferentes.

Já os fundos de previdência também são cotas e os investidores recebem os valores adequados. Assim, se você investir em qualquer uma dessas categorias a longo prazo poderá ter retornos.

Contudo, saiba que o mercado oscila bastante e isso não pode ser desprezado. Somente com sabedoria e paciência é que os resultados concretos irão surgir. Portanto, faz as melhores escolhas e comece a investir hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.