Os 6 Melhores Livros Para Iniciantes na Bolsa de Valores

Você ouviu falar sobre riscos e investimentos, e até tem pensado em tirar o seu dinheiro da poupança, mas quer se sentir mais seguro para partir para essa ideia de investimentos.

E para obter conhecimento você quer se aprofundar nesse assunto, através de uma boa leitura, mas o mercado traz muitas informações, e você quer obter conhecimento de fontes confiáveis.

Para te auxiliar nessa descoberta rumo a esse mundo amplo e vasto dos investimentos, listamos os melhores livros sobre bolsa de valores:

1# O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Este livro traz informações claras e diretas para quem deseja aprender sobre investimentos.

O autor coloca diversos pontos de vista sobre o mercado de ações, trazendo conceitos e compartilhando ideias.

2# How to Trade in Stocks – Jesse Livermore

De uma forma simples, esse livro traz conceitos e práticas sobre aplicações nos investimentos e diversas operações na bolsa de valores.

Se você possui facilidade para ler em inglês, essa é uma ótima indicação.

3#  Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaki     

              

Este livro é um dos mais famosos por falar sobre investimentos e empreendedorismo. Neste livro o autor traz conceitos que inspiram investidores ao redor do mundo. São 20 anos no mercado, sendo um dos poucos livros que continuam clássicos e falando sobre um assunto cada vez mais atual.

4# Como organizar sua vida financeira-  Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um dos autores brasileiros que mais falam sobre finanças. Neste livro ele explana sobre autogerenciamento financeiro, o que inclui investimentos.

Cerbasi também fala sobre como lidar com imposto de renda, dívidas e créditos.

5# Ações comuns, lucros extraordinários- Philip Fisher

Neste livro é explicado de uma forma clara o mercado de ações, ainda fala sobre o envolvimento entre investidores e investimentos.

Esse livro foi relançado diversas vezes, mas nasceu originalmente em 1958, da ideia de Philip Fisher registrar métodos para aplicar em ações.

6# Filosofias de Investimento –  Aswath Damodaran

Uma referência no que tange a Bolsa de Valores, o autor explana as estratégias de investimento tendo como base as que mais foram úteis por anos.

Há uma análise técnica através de uma linguagem fácil. Essa leitura traz ainda assuntos correlatos, que podem auxiliar muito quem deseja entender o mundo do mercado de ações.

6 dicas para que possa aproveitar o máximo de sua leitura:

Por mais que ache que não está estudando, ao ler sobre um assunto no intuito de aprender, está estudando, pois, o conhecimento se tornará parte de você.

Como estamos falando sobre o mercado de ações, investimentos, trader, bolsa de valores, e todos esses assuntos são cheios de informações, listamos algumas dicas para que aprender com a leitura sobre esse assunto. Mas as dicas são válidas para outros assuntos também.

Concentração

Procure se concentrar – Procure um lugar que possa ter a leitura como foco principal de atenção.

Disciplina

Mesmo que não tenha tempo para ler o livro inteiro, tenha disciplina de criar um hábito de leitura. Tudo bem não ter tempo de ler um capítulo todo, mas que tal uma página por dia?

Anotação

Anote o que achar relevante, o que chama a sua atenção. Aquela frase que diz algo novo para você. Caso seja muita coisa, procure anotar palavras que estão ali que te dizem algo, que serão gatilhos para que lembre do assunto.

Pratique!

Se está diante de uma situação e alguma leitura anterior, ou a atual, fala exatamente sobre isso, tente colocar na prática a dica que o livro te dá. Não precisa ser perfeito, nem terminar de ler para tentar assimilar o conhecimento de forma prática.

Explore o assunto

Mesmo que tenha gostado muito de um autor, da forma como ele escreve e como ele explora a ideia dele, não fique somente nele. Se está adquirindo conhecimento, busque outros autores, confronte-os. É uma forma de adquirir conhecimento e não apenas ter uma linha de pensamento.

Releia suas anotações

Depois de um tempo, volte nas suas anotações originais e releia os pontos que tinha anotado. Analise seu próprio conhecimento. Pergunte a si mesmo se aquela dúvida ainda existe, se aquele assunto foi dominado.

Isso poderá te dar um novo rumo sobre os próximos livros para trader que pode ler dentro desse mesmo assunto.

Por exemplo, como estamos falando de finanças pessoais, esse assunto é muito dinâmico e sempre há inovações. Então após analisar seu próprio conhecimento é hora de buscar a evolução e explorar o mesmo assunto de outros panoramas.

O que é um Trader?

O Trader é um investidor que ganha dinheiro no mercado com operações rápidas, fazendo uso da volatilidade do mercado financeiro, de forma positiva para si. Pois ele compra ações e as vende, acompanhando a Bolsa e minimizando as perdas.

Essa profissão já foi vista de forma muito negativa, mas dada a evolução do assunto e dos produtos relacionados, essa profissão ficou mais forte, pois a demanda dos leigos por um intermédio no mercado de ações, aumentou consideravelmente.

Não existe uma formação especifica para essa profissão, mas precisa entender de economia e ações. Ter um amplo conhecimento na Bolsa de Valores é base desse profissional.

Você poder ser um Trader, mas também pode precisar de um. Eles podem trabalhar em uma instituição financeira ou corretora. Pode encontrar também muitos que trabalham de forma autônoma. O Trader se baseia na liquidez das empresas e na alta volatilidade. Basicamente, o retorno das transações no momento e o quanto aquilo pode variar.

Agora que já lhe demos as dicas de leitura e de livros para traders iniciantes na bolsa de valores, e ainda de forma sucinta, explicamos o que é um trader, aproveite essas dicas para buscar cada vez mais conhecimento e ter sucesso sendo um investidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.