Aplicar em Corretoras de Investimento Vale a Pena?

Pensar em investir fora dos bancos, ou seja, em corretoras de investimentos, é um passo grande para quem está começando e pode ser muito vantajoso se aplicado de forma correta. Existem alguns benefícios para quem está pensando em iniciar nesta modalidade.

Vantagens das corretoras de investimentos independentes

corretoras de investimento

  • Diversidade

Um dos principais benefícios da corretora é que estas disponibilizam diversas opções de investimentos oferecidas por várias instituições financeiras. Em contrapartida, os bancos costumam restringir as ofertas aos seus próprios produtos para os segmentos de menor renda.

  • Atendimento

Geralmente, investidores com maior capital têm vantagens tanto em bancos como em corretoras. Segundo especialistas, as corretoras de investimentos possuem atendimento diferenciados mesmo para aqueles com menor potencial de investimento.

  • Rentabilidade

Como as corretoras trabalham com diversas instituições, é possível encontrar  produtos que oferecem maior rentabilidade, como CDBs que pagam acima de 120% do CDI ou LCIs que pagam mais de 92% do CDI.

  • Cobrança de taxas

As corretoras de investimento geralmente não cobram para abertura de contas, tornando-se vantajoso frente aos bancos que geralmente o cobram.

Diferença entre aplicar em bancos ou corretoras de investimentos

corretoras de investimento

A principal diferença entre investir em corretoras ou bancos é que normalmente a oferta é mais ampla nas corretoras, já que elas oferecem aplicações de várias instituições financeiras.

Já os bancos se aproveitam do fato de ter um volume muito maior de clientes e muitas vezes não buscam outras alternativas para investir. Por terem acesso a uma gama maior de clientes, os bancos não precisam fazer um esforço para atrair novos investidores.

Por essa razão, enquanto as corretoras buscam chamar atenção de novos investidores oferecendo aplicações com remunerações mais atrativas, os bancos, que já possuem milhões de clientes, não se esforçam muito para oferecer rendimentos tão vantajosos.

Assim, clientes convencionais que tem menos dinheiro para investir podem ter acesso a produtos com retornos inferiores à média do mercado caso optem por investir por meio de grandes bancos.

Já as corretoras de investimento costumam oferecer produtos mais vantajosos para fisgar novos investidores.

Como saber se uma corretora de investimentos é confiável?

corretoras de investimento

  • Conferir o cadastro na CVM

A Comissão de Valores Mobiliários é a entidade responsável por regular o mercado de investimentos. Pesquisando na central de sistemas é possível descobrir se a corretora está devidamente autorizada a operar, acabando com o risco de cair em golpes.

  • Conferir se a corretora possuí o selo  “CETIP CERTIFICA”

A Cetip, ou Centro de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos, é uma empresa de capital aberto que serve como uma integradora do mercado financeiro. Todo título de crédito privado emitido no sistema financeiro nacional deve ser registrado em seu sistema.

A empresa é responsável por fornecer o selo “Cetip Certifica”, ou seja,  uma certificação que permite que as corretoras intermediem a compra de títulos privados para seus clientes. A  Cetip, portanto, comprova o registro da aplicação do cliente identificando o CPF (ou CNPJ se pessoa jurídica) em determinados investimentos de crédito privado.

A Corretora está habilitada a operar no Tesouro Direto?

No site oficial do programa de compra de Títulos Públicos é possível acessar uma lista com todas as instituições financeiras habilitadas. Lá, é possível encontrar as corretoras e bancos que trabalham com o Tesouro Nacional para oferecer essa opção de investimento.

Qual corretora de investimento escolher?

É preciso fazer a análise e descobrir qual é a melhor corretora para cada tipo de investidor. Uma sugestão que pode ajudar na tomada de decisão é a análise do ranking do tesouro direto com as instituições financeiras com o maior número de transações.

No site da Bolsa de Valores, é possível encontrar a lista de todas as corretoras autorizadas. O site do Tesouro Direto também informa as corretoras habilitadas a operar com os títulos.

Melhores corretoras de investimentos em 2017

corretoras de investimento

  • Xp Investimentos

A Xp Investimentos tem destaque entre as melhores corretoras para investir em ações porque é a maior corretora independente do país. Ela tem um perfil de varejo e consegue dar suporte a diferentes tipos de investidor.

  • Easynvest

A Easynvest é uma das corretoras mais antigas do país e é muito conhecida pelos investimentos em Tesouro Direto, sendo um agente integrado e uma das corretoras que mais compram títulos públicos no mercado.

  • Clear Corretora

A Clear é uma corretora que pertence ao Grupo Xp, especialista em investidores experientes e arrojados, os conhecidos traders. O objetivo da instituição é oferecer estratégias de alto risco e não apenas a negociação de ações.

  • Rico Corretora

A Rico é uma das maiores corretoras independentes do país, e também é considerada uma das melhores corretoras para investir em ações. Possui grande foco no setor digital e oferece diversos conteúdos educativos sobre investimentos.

  • Mirae Asset

Com presença internacional, a corretora Mirae Asset foi criada na Coreia do Sul e veio para o Brasil em 2008, trazendo preços bem competitivos ao mercado.

  • MyCap

A MyCap é plataforma online da corretora inglesa ICap, considerada uma das maiores corretoras do mundo.A corretora oferece análise de ações, empréstimo de ativos, fundos de investimento e outros serviços.

Principais taxas para investir em ações

Um ponto importante para analisar as melhores corretoras para investir em ações é entender seus custos operacionais. Eles podem influenciar muito no seu resultado. Aqui, alguns exemplos destas taxas:

  •  Taxa de Custódia

É o custo que a própria BM&F Bovespa cobra para guardar seus ativos. Se você se mantiver posicionado em algum ativo de renda variável, a corretora irá lhe cobrar a taxa de custódia naquele mês . Mas também pode acontecer de as corretoras de investimento não passarem este valor ao investidor, deixando- o Isento de Taxa de Custódia.

  • Taxa de Corretagem

É o que cada corretora cobra por operação que o cliente realiza. Ou seja, ao comprar uma ação, o investidor deverá pagar a corretagem, assim também quando for vender. O valor varia de cada corretora de investimento.

  • Taxa de Administração

A taxa de administração é cobrada em Fundos de Investimento. Então, se você investe em ações através de um Fundo, você terá que pagar esta taxa. A função é remunerar os gestores do fundo por administrarem o dinheiro de todos os cotistas.

  • Taxa de Performance:

Essa também é uma taxa cobrada em Fundos de Investimento. Geralmente, ela é cobrada quando um Fundo supera as metas estabelecidas. O objetivo é comissionar os gestores do fundo, com uma porcentagem desse rendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *