O Que São Títulos Públicos e Como Investir no Tesouro Direto

Saber o que são títulos públicos é algo fundamental para qualquer investidor. Dessa forma, entenda que esses papéis podem trazer uma boa rentabilidade. Ao passo que o Tesouro Direto é uma alternativa muito interessante.

Assim, você precisa conhecer essa modalidade para não perder nenhuma oportunidade. Então continue a leitura para saber como funciona a categoria e quais são as vantagens.

O que são títulos públicos?

Os títulos públicos consistem em papéis emitidos pelo Governo Federal. Dessa forma, você deve entender que eles servem para realizar o financiamento das atividades necessárias ao país.

Nesse sentido, compreenda que esse dinheiro é utilizado para quitar as dívidas do emissor. De tal forma que você investe e recebe o montante com juros no futuro.

Por isso, você precisa saber o que são títulos públicos e como eles realmente funcionam. Pois, assim será possível conseguir rentabilidade e fazer o seu dinheiro trabalhar.

Além disso, compreenda que os papéis são da categoria de renda fixa. Sendo que o rendimento já é calculado antes que o usuário faça o investimento. Contudo, existem alguns modos distintos que são:

  • Prefixado: os juros são definidos anualmente;
  • Selic (taxa): regido pelos juros da economia brasileira;
  • IPCA: inflação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Dessa maneira, saiba que o pagamento é efetuado no prazo de vencimento do título. Ao passo que você ainda pode vender o papel de forma antecipada. Assim, fica evidente a importância de saber o que são títulos públicos.

 

Quais são os tipos de títulos públicos?

Você já compreendeu a definição de títulos públicos, agora vamos verificar os tipos existentes. Dessa forma, esteja ciente de que são 3 opções distintas. E cada um deles possui suas próprias características e vantagens.

Por certo, o primeiro deles é o Tesouro IPCA+. Que apresenta juros anuais e somado a variação ocorrida no IPCA. Como resultado disso, você saberá a remuneração e o imposto de renda no prazo do vencimento do papel.

Na busca para saber o que são títulos públicos temos o Tesouro IPCA+ com juros semestrais. Bem como o anterior, ele segue os juros anuais. Entretanto, você precisa saber que a remuneração é feita a cada 6 meses.

De tal modo que você terá o recolhimento do imposto de renda durante esse período. Já o Tesouro Prefixado chega com o valor padrão. Onde você saberá quanto irá ganhar no vencimento do título.

Por sua vez, o Tesouro Selic é atrelado ao índice dos juros (taxa). Com isso, caso ela aumente os ganhos serão maiores. Porém, você pode ter prejuízos caso ela venha a decair.

 

Como é a liquidez de um Título Público?

Você já aprendeu o que são títulos públicos é quais são as suas vantagens. Além disso, entendeu que existem várias categorias de investimentos na renda fixa.

Agora o quesito liquidez também é fundamental na busca por rendimentos. Desse modo, saiba que a mesma é bem elevada. De fato, compreenda que ao vender o papel em um dia o dinheiro está disponível no outro.

Ou seja, você tem um grande benefício de retirar o valor rapidamente. Já que o emissor permite a captação do dinheiro diariamente. Só que você precisa verificar a volatilidade do mercado para não ter prejuízos.

Quais são as vantagens e desvantagens dos títulos públicos?

dicas-para-economizar-dinheiro

Aprender o que são títulos públicos ajuda bastante na hora de escolher algum investimento. Dessa maneira, você deve conhecer as vantagens e desvantagens dos títulos públicos.

Confira os principais pontos positivos:

  • Segurança;
  • Diversificação;
  • Liquidez;
  • Praticidade.

Contudo, você terá algumas desvantagens que não podem ser desprezadas:

  • IOF e Imposto de Renda pelo período aplicado;
  • Taxa de Custódia da B3;
  • Volatilidade.

Portanto, você precisa ficar atento a tudo isso para fazer a escolha certa. Visto que cada investimento tem sua maneira de funcionamento. Mesmo assim, é possível conseguir bons rendimentos na categoria.

O que é Tesouro Direto?

Em resumo, saiba que o Tesouro Direto é um programa feito pelo Tesouro Nacional. Ao passo que o mesmo tem uma parceria com a bolsa B3. Onde são vendidos os títulos públicos do Governo Federal.

Assim, as pessoas físicas podem adquirir os papéis. Sendo possível compra-los até mesmo através da internet. Por isso, entender o que são títulos públicos é de grande utilidade.

Por certo, saiba que a rentabilidade e a liquidez são seus pontos fortes. De tal modo que você pode escolher a modalidade que mais lhe agrade. Como resultado disso, será possível captar bons lucros no futuro.

Como investir no Tesouro Direto?

investir em ações com pouco dinheiro

Para fazer essa operação é muito simples, sendo necessário apenas acessar o site. Que no caso pode ser acessado através deste link. Desse modo, você só precisa seguir alguns passos.

No caso, saiba que eles consistem em:

  • Simular o investimento;
  • Fazer o cadastro na plataforma;
  • Transferir o dinheiro;
  • Invista na categoria desejada;
  • Aguardar os rendimentos.

Note que compreender o que são títulos públicos permite novos horizontes. Já que você pode incluir esses investimentos em sua carteira. Buscando rentabilidade de acordo com o andamento do mercado financeiro.

Entretanto, verifique sempre os riscos para evitar prejuízos. E saiba muito bem qual o seu perfil de investidor. Pois, entenda que tudo isso faz diferença na hora de aplicar seu dinheiro.

Vale destacar que qualquer pessoa física está apta para participar. Enquanto que os detentores de uma conta bancária também podem investir. Seja a conta corrente ou mesmo a poupança.

Conclusão

Não há dúvidas de que você deve saber o que são títulos públicos. Afinal, compreenda que isso lhe ajudará bastante. Uma vez que investir é algo que exige bastante e estudar o mercado é fundamental.

Decerto, você precisa conhecer todo o processo para entender melhor. Visto que na prática fica mais simples de compreender. Os riscos da renda fixa costumam ser mais baixos em comparação ao da variável.

O que acaba sendo muito vantajoso para os investidores mais conservadores. No momento em que a taxa Selic está em alta, a categoria tem se valorizado. Então, você pode analisar isso como um ponto positivo.

Inegavelmente, o dinheiro precisa estar sempre trabalhando. Para que você possa conseguir melhorar o seu patrimônio financeiro. Ademais, não se esqueça de criar uma planilha de controle.

Pois, entenda que isso será essencial na hora de organizar os lucros e prejuízos. Então, comece a investir hoje mesmo na renda fixa. Adquirindo os papéis do Tesouro Direto que é uma ótima opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.