Você Sabe Quais São os Tipos de Fundos Imobiliários?

Descobrir quais são os tipos de Fundos Imobiliários é de grande importância para os seus investimentos. Desse modo, saiba que o seu dinheiro pode render muito através da categoria em questão.

Assim, você terá muito mais opções para montar a sua carteira e conseguir rentabilidade. Então é sobre isso que vamos falar neste artigo completo a respeito do assunto.

O que são Fundos Imobiliários e como eles funcionam?

Você Sabe Quais São os Tipos de Fundos Imobiliários

Uma das modalidades de investimentos mais interessantes do mercado financeiro são os Fundos imobiliários. Pois, entenda que eles são excelentes para quem pretende diversificar a sua carteira de ativos.

Com isso, você deve compreender o modo de funcionamento dos FIIs. Para que possa conseguir resultados favoráveis e muitos lucros. Uma vez que descobrir quais são os tipos de Fundos Imobiliários é imprescindível.

Em resumo, esteja ciente de que esse tipo de investimento é feito em cotas. Onde um grupo de investidores se reúne para adquirir um empreendimento. Como resultado disso, você pode conseguir uma boa rentabilidade.

Ao passo que os alugueis ou mesmo a venda dos imóveis pode render um bom dinheiro. Além disso, você terá uma renda extra que será de grande utilidade. Enquanto que todo o processo é feito por um gestor especializado no assunto. Nos tópicos seguintes vamos conhecer 6 tipos de Fundos Imobiliários.

1- Fundos de Renda

Nesse tipo de fundo, você terá menos riscos ao investir o seu dinheiro. Já que a meta principal da categoria é comprar ou mesmo construir os imóveis. De tal maneira que eles serão destinados ao aluguel posteriormente.

Assim, entender quais são os tipos de Fundos Imobiliários aumenta o seu leque de ganhos. Por certo, você estará investindo em empreendimentos voltados para empresas médias ou grandes.

Veja uma lista com os principais empreendimentos que compõem essa categoria:

  • Shoppings Centers;
  • Hospitais;
  • Hotéis;
  • Galpões voltados para as indústrias;
  • Empresas que trabalham com logística;
  • Agências (bancos);
  • Entre muitos outros.

Dessa maneira, saiba que os ganhos do investidor estão alinhadas as cotas. Assim, você pode também escolher diversos locatários, para que haja uma maior diversificação.

Geralmente os contratos para este tipo de modalidade costumam ter longo prazo. Além de zelarem pela segurança dos envolvidos na operação. Por sua vez, a renda líquida (alugueis) tende a ser fixa ou ligada ao locatário.

2- Fundos de Tijolo

Se você busca rentabilidade é necessário saber quais são os tipos de Fundos Imobiliários. E o segundo da nossa lista é o Fundo de Tijolo. Pois, ele tem uma procura muito grande no mercado.

No caso, esteja ciente de que esses móveis já estão construídos. O que deixa o processo mais veloz e rentável. De fato, saiba que as propriedades são adquiridas visando captar alugueis no futuro.

Uma vez que a valorização delas pode resultar em lucros para seus proprietários. Vale destacar que você terá a sua disposição os mesmos empreendimentos listados anteriormente. Tendo como diferencial a possibilidade de criar uma renda passiva.

3- Fundos de Fundos

Agora se você prefere uma ajuda de um profissional escolha os Fundos de Fundos. Afinal, entenda que nessa modalidade de investimento, esse especialista escolherá os investimentos.

Então, isso ajuda a descobrir quais são os tipos de Fundos Imobiliários são mais rentáveis. Diminuindo os riscos de prejuízos que você poderia ter no mercado financeiro.

Além disso, esteja ciente de que os aportes não são tão elevados. E o modo de administração lembra muito o dos Fundos de Ações. Onde o gestor é quem compra os investimentos buscando o máximo de lucros.

Por certo, você que é iniciante no mercado, pode optar pela categoria. Já que o gestor irá coordenar os processos, além de trazer orientação. Assim, você terá mais chances de conseguir uma boa remuneração.

4- Fundos de Compra e Venda

Aqui temos um investimento atrelado aos FIIs que apresenta alto risco. Dessa forma, saiba que os investidores adquirem imóveis que estão com preços mais baixos.

Tendo como meta vendê-los no futuro quando houver sinais de valorização. Por isso que você deve saber quais são os tipos de Fundos Imobiliários. Uma vez que essa tarefa irá lhe auxiliar na montagem de sua carteira.

Algumas das variáveis que precisam ser conhecidas são:

  • Localização dos imóveis;
  • Tipos de riscos (ambientais);
  • Economia;
  • Entre outras.

Sem dúvida, você só deve aplicar seu dinheiro nessa categoria após muito estudo. Ou se estiver enquadrado no perfil de investidores arrojados que buscam altos lucros. Entretanto, saiba que as chances de prejuízos também aumentam consideravelmente.

5- Recebíveis Imobiliários

Com toda a certeza, entender quais são os tipos de Fundos Imobiliários é realmente essencial. E assim, você deve conhecer também os Recebíveis Imobiliários que são os Fundos de Papel.

Nesse sentido, esteja ciente de que eles são excelentes para os perfis conservadores. Sendo que os mesmo possuem características muito parecidas com os da renda fixa.

Um dos investimentos mais conhecidos da categoria é o CRI. Que consiste nos Certificados de Recebíveis Imobiliários. No caso, você estará realizando o financiamento das transações referentes ao mercado imobiliário.

6- Desenvolvimento

Nessa modalidade o investidor faz a compra de algum terreno. Que posteriormente serão utilizado para a construção de um determinado empreendimento.

De certo, saber quais são os tipos de Fundos Imobiliários ajudam muito nessa escolha. Já que você pode vender ou alugar esses empreendimentos buscando lucros em dinheiro.

Contudo, entenda que existem alguns riscos ao realizar essa operação. Que são a administração do projeto e também os embargos. Enquanto que os fatores ambientais e a própria data de entrega precisam ser obedecidos.

Por fim, você precisa estar atento aos gestores que trabalham no empreendimento. Para que eles consigam seguir os prazos, etapas e os custos necessários. Desse modo, entenda que os Fundos de Desenvolvimento são uma boa alternativa para a sua carteira.

Conclusão

Inegavelmente, saber quais são os tipos de Fundos Imobiliários é algo importante. E isso ajuda a garantir uma rentabilidade maior, devido as escolhas corretas.

De fato, saiba que há um bom equilíbrio na carteira quando utilizados. Sendo que a diversificação é excelente para o investidor. Ao passo que a indicação é a montagem de uma carteira com renda fixa e variável.

Para que você possa obter bons lucros e assim construir seu patrimônio financeiro. Que será de grande utilidade para sua aposentadoria ou mesmo a realização de alguns sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *