Um dos principais e mais antigos bancos digitais, o Banco Inter, é uma das instituições financeiras que vem dando o que falar nos últimos tempos, mas será que o Banco Inter é confiável? Será que vale a pena investir e ou ser correntista nele?
Tenha essas e muitas outras perguntas sendo respondidas pelo artigo abaixo.
Conhecendo o Banco Inter
O Banco Inter, como o próprio nome já sugere, é um banco, mas, não um banco comum, tradicional, ele é totalmente digital.
Foi criado em 1994, mas, respondia por Intermedium na época. O banco trabalhava principalmente com operações de Crédito Imobiliário. Em 2008 a instituição conseguiu autorização do Banco Central para oferecer contas-correntes e em 2014 já lançou uma conta digital, modelo de inovação para época.
A nova tecnologia, com serviços sendo pedidos e concedidos de forma totalmente online vem com o intuito de facilitar a vida dos correntistas portanto oferece mais praticidade e menos burocracia em seus serviços.
Em 2018 o Banco lançou seu IPO (Oferta Pública Inicial), se tornando uma empresa de capital aberto.
Hoje o banco é um dos principais nomes quando o assunto é conta digital, pois, permite que o cliente faça uma variedade de operações financeiras sem ter que sair do conforto de sua casa.
Quais serviços o Banco Inter Oferece?
Com o intuito de trazer maior comodidade ao seu cliente, o banco Inter oferece uma variedade de serviços digitais, veja alguns deles:
Conta Digital
A conta digital do Banco Inter pode ser solicitada por pessoas físicas e jurídicas pelo próprio app do banco, e tem quatro variações:
- Conta Inter PF: Feita para físicas com idade superior a 18 anos. Esta conta é gratuita e oferece cartão de crédito, investimentos e outros serviços financeiros;
- InterKids: Feita para crianças e adolescentes. Oferece cartão de débito e alguns investimentos;
- Conta Inter PJ: Focada em empresas, esta modalidade também é gratuita e oferece soluções que ajudam nas vendas;
- Conta Digital MEI: Ideal para os microempreendedores individuais. A modalidade também é gratuita e oferece emissão de boletos, PIX sem custo, possibilidade de receber por QR Code e outros serviços focados no microempreendedor.
Como dito anteriormente, o banco é totalmente digital, portanto, não tem agência física. Para sacar o cliente deve se direcionar a um banco 24 horas. Os depósitos podem ser feitos por boletos ou cheque.
Interpag
É mais uma ferramenta de pagamento na mão do correntista. O interpag possibilita o pagamento ou recebimento de dinheiro por meio de QR Corde, ou seja, sem utilizar cartão ou digitar dados.
Financiamentos
Como mais uma ferramenta a mão dos correntista, temos o financiamento de até 70% do valor dos imóveis residenciais ou comerciais.
Vale ressaltar que a simulação pode ser feita digitalmente, pelo site ou app do banco.
Investimentos
O banco Inter também funciona como uma corretora de valores. A empresa permite que o cliente realize investimentos em Renda fixa, bolsa de valores e diversos produtos financeiros.
Empréstimos
O banco Inter também disponibiliza algumas linhas de crédito para seus clientes.
Intercel
A Intercel é a operadora de telefonia do Banco Inter, ela oferece planos mensais que contemplam pacotes de internet, voz e SMS.
A operadora foi criada exclusivamente para correntista da instituição.Interpag e a solicitação do chip e recarga podem ser feitas pelo app do Banco Inter.
Cartão de crédito
Os correntistas do Banco Inter podem pedir um cartão de crédito. A empresa oferece cartões nas seguinte modalidades:
- Gold;
- Platinum;
- Black;
- WIN.
Dentre as modalidades, todos oferecem cashback de pelo menos 0,25% nas faturas, sendo que a modalidade WIN é a que conta com maior porcentagem de retorno, 1,25%.
Os cartões são concedidos e limitados de acordo com a análise do cliente.
Cambio do Banco Inter
Há a possiblidade de fazer simulações, compra e venda de moeda estrangeira dentro do aplicativo digital do Banco Inter.
Vale a pena ser sócio do banco Inter?
O banco passou a ter suas ações sendo negociadas na B3 em 2018, e desde então causa dúvida se vale ou não a pena investir no mesmo. É preciso ressaltar que cada investidor tem sua própria estratégia de investimentos, mas, trouxemos alguns dados fundamentalistas, para que você faça a analise e descubra por si, se vale ou não a pena investir no Banco Inter, portanto, confira os dados:
- Valor patrimonial por ação: R$ 9,67;
- Ultimo dividendo: 0,43%;
- Relação, passivos/ativos: 0,78;
- Retorno sobre patrimônio liquido: -0,25%;
Esses são só alguns indicadores que você pode usar para avaliar se deve ou não se tornar sócio da empresa. Recomendamos que estude a fundo esses e outros dados antes de tirar sua conclusão.
O Serviço oferecido pelo Banco Inter é confiável?
Ao observar o site reclame aqui, um dos principais veículos para reclamações digitais, é possível notar que o serviço oferecido pelo Banco Inter é confiável, pois, o banco conta com os seguintes itens:
- 99,4% das reclamações respondidas;
- Nota geral “ótimo” de 8,1;
- 73,1% estão dispostas a voltar a fazer negócio com o banco;
- 82,4% de Índice de solução.
Mesmo com a ação dos hackers em 2017, o Banco Inter é confiável?
Em 2017 houve o vazamento de alguns dados pessoais de clientes do Banco Inter. O vazamento ocorreu, mas, o banco afirmou que a “exposição dos dados foi de baixo impacto” e que os clientes mais gravemente afetados seriam notificados.
A instituição ainda disse que as investigações não constataram um ataque cibernético externo que comprometesse a segurança dos dados dos correntistas.
Como punição, o banco foi obrigado a pagar uma multa de 1,5 milhão de reais ao MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal).
Desde o ocorrido o banco investe em tecnologia e mão de obra voltada para a segurança da informação. Portanto, mesmo após o evento é possível dizer que o Banco Inter é confiável.
Qual é o código e Agência do Banco Inter?
O código é um número formado por três dígitos que funcionam com um número de identificação do agente financeiro.
O Banco Inter utiliza o código de 077, e a agência de 0001-9, sendo que, o nove é o digito verificador.
Conclusão, o Banco Inter é confiável?
Através da leitura do artigo foi possível notar que o Banco Inter é confiável. O banco conta com boas avaliações em sites de reclamações. Além disso, a instituição também é regulamentada pelo Banco Central, que investe frequentemente em melhorias e segurança.
Junto as características citadas acima, o banco tem mais de 20 anos de mercado e possui garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).