Como Ter Uma Carteira Diversificada de Investimentos

É importante entender porque diversificar investimentos pode ser uma boa estratégia para proteger o patrimônio e maximizar a rentabilidade. Ao investir em uma variedade de ativos, como ações, títulos, imóveis e fundos de investimento, por exemplo, o investidor reduz o risco de sofrer grandes perdas em um único tipo de investimento.

Além disso, uma carteira diversificada pode oferecer oportunidades de lucro em diferentes setores da economia, o que pode compensar possíveis perdas em outros setores. Por isso, diversificar investimentos pode ser uma das melhores opções para investidores que buscam equilibrar rentabilidade e segurança em seus investimentos.

Leia o artigo abaixo e saiba os detalhes do que é ter uma carteira diversificada.

O Que é Uma Carteira Diversificada de Investimentos?

carteira diversificada de investimentos

Em suma, uma carteira diversificada de investimento é uma forma de investir seu capital em ativos que se comportam de forma diferente diante da mesma situação. Essa diferença de comportamento contribuirá para uma proteção do patrimônio contra certas situações, sem que haja grande perda de rendimento.

Confira exemplo de carteira de investimentos diversificada de uma situação em que dois ativos se comportam de formas diferentes na mesma situação:

Digamos que você tenha R$ 10.000. Você decide dividir esse capital em ações de duas empresas, uma que trabalha com transporte e outra que trabalha com venda de petróleo.

Caso o Brasil tenha um bom crescimento de PIB, provavelmente haverá um grande consumo de petróleo, e um grande uso do transporte. Portanto, haverá um bom crescimento das duas empresas, posteriormente, uma valorização nas ações e no seu dinheiro.

Agora imagine que devido a uma crise geopolítica haja uma disparada no preço do petróleo. A empresa de logística depende do preço da commoditie para manter sua margem de lucro saudável. Já a empresa de petróleo vai lucrar mais com a venda de petróleo mais caro.

Então esse é um exemplo de duas empresas respondendo de formas diferentes a mesma situação. O grande porém é mensurar quão protegido você está contra as adversidades do mercado.

No exemplo acima houve uma situação que favoreceu as duas e outra que só favoreceu uma, agora se voltarmos para 2020, no auge da pandemia de COVID-19 o petróleo estava a níveis baixíssimos de preço, mas, as pessoas consumiam pouco, então o ramo de transporte também sofreu coma a falta de demanda. Portanto, ambas as empresas sofreram com esse percalço.

Podemos perceber que a proteção dada pela diversificação vai mais longe quando são ativos descorrelacionados, mas, não protege contra todas as situações.

Qual a Diferença Entre Uma Carteira Aquadamente Diversifica e Mal Feita?

carteira diversificada de investimentos

O ponto de partida para montar uma carteira adequada é saber o que caracteriza uma carteira ruim e uma carteira boa, portanto, confira:

  • Uma carteira adequadamente diversificada protege o detentor de capital do maior número de situações adversas entregando a maior rentabilidade possível.
  • A carteira mal diversificada protege contra poucas situações e abre mão da rentabilidade por isso. Ou ainda, pode ser que haja uma grande proteção, mas abrindo mão de toda rentabilidade para tal.

Com essa diferença entre as duas podemos nos concentrar no que queremos e no que não queremos, então continue lendo para montar sua carteira.

Quais os Pilares de Uma Diversificação de Carteira de Investimentos?

Para que você adquira conhecimento de alguém já testado pelo mercado, trouxemos informações resumidas sobre a filosofia que Ray Dalio utiliza para investir. A quem ainda não conhece, Ray é um dos maiores investidores do mundo, fundador do Bridgewater Associates, um dos maiores fundos de hedge do mundo com mais de US$ 150 bilhões em ativos sob gestão.

Segundo o site The Capital Advisor, Ray Dalio tem 5 pilares como principais na sua filosofia de investimentos, confira:

1# Ciclos Econômicos

Ray Dalio estuda as tendências econômicas para encontrar oportunidades e riscos. Em tendências econômicas podemos levar em conta aumento ou diminuição de juros e dólar, bem como, quais empresas se beneficiariam com esse movimento.

2# Inflação é Uma Ameaça

Ray é constantemente alerta para a inflação. Principalmente com o grande aumento da base monetária que grande parte dos países tiveram após a pandemia.

3# Ativos Não Correlacionados

Ativos correlacionados não se movem juntos, direta ou inversamente. Portanto, Ray defende que é possível ao optar por ativos descorrelacionados e reduzir o risco sem reduzir o retorno.

4# Investir Em Valor

Ray Dalio busca investir em empresas sub precificadas, ou seja, empresa cotadas com preços abaixo do seu valor em relação a economia ou seu setor.

5# Cuidado Com os Vieses Comportamentais

Viés é a crença direcional sem um embasamento de dados concretos, o famoso “achismo”. Segundo Dalio, ele é um dos principais contribuintes para as maiores perdas que os investidores possuem.

Como Ter Uma Carteira Diversificada de Investimentos Em 2023?

Antes de responder como diversificar um carteira de investimentos, o correto seria você se perguntar, do que você pretende se proteger?

Uma das finalidades para ter uma carteira diversificada de investimentos é a proteção. Portanto, é ideal que dedique um tempo entendendo os possíveis percalços que seus investimentos podem enfrentar pelos próximos anos.

Trouxemos alguns detalhes que precisamos levar em conta para estruturar a carteira diversificada, e alguns exemplos de ativos que protegem contra tais detalhes:

1# Inflação

A inflação é a perda de valor do dinheiro. O S&P Merval mede as ações mais líquidas da Argentina, um exemplo de país que passa por um período de alta inflação. Observando o histórico do índice, é possível ver uma valorização de mais de 500% entrer2020 e janeiro de 2023. Portanto, pode-se presumir que as ações de empresas saudáveis são uma proteção contra a perda de valor do dinheiro.

2# Instabilidade Política

Com eleições sendo definidas em pouco mais de 50% dos votos, podemos ver um país bem dividido. Portanto é algo que necessita ser levado em consideração.

Investimento em ativos no exterior podem proteger contra eventuais problemas políticos que prejudiquem um a economia do país.

3# Alta nos Juros

A alta nos juros prejudica principalmente empresas altamente endividadas e vendedoras de bens supérfluos. Portanto, investir parte do
dinheiro em renda fixa pode proteger o capital e te fazer lucrar mais sem correr risco.

Quais Ativos Devo Ter Em Uma Carteira Diversificada?

carteira diversificada de investimentos

Os ativos que você deve colocar em carteira devem levar em conta o cenário que imagina para economia e seus objetivos como investidor.

Caso tenha um perfil mais conservador, ou seja, menos adepto a riscos, opte majoritariamente por investimentos como:

  • LCI;
  • Debêntures;
  • Fundos de Investimentos;
  • Tesouro direto;

E adicione uma pequena parte do capital a:

  • Ações;
  • fundos imobiliários;
  • ETF.

Caso tenha um perfil mais arrojado, ou seja, mais adepto a correr riscos, opte majoritariamente por investimentos como:

  • Ações nacionais e internacionais;
  • ETFs;
  • Fundos de investimentos;
  • Fundos imobiliários;

E adicione uma parte do capital a:

  • Renda fixa;
  • Debêntures.

Conclusão

Conclui-se que o porque de diversificar a carteira de investimentos é que isto protegerá seu patrimônio de diversos percalços sem abrir mão da rentabilidade. No entanto, o que definirá a boa performance será o estudo do cenário que você espera enfrentar nos próximos anos e a escolha dos ativos, uma vez que o estudo do cenário o ajudará a saber quais problemas você deve enfrentar, por conseguinte, quais ativos deve escolher para passar por aqueles problemas.

Ressalta-se ainda que a escolha dos ativos descorrelacionados o ajudará a obter a rentabilidade esperada, já que, um ativo não responde da mesma forma que os outros, portanto, pode-se obter uma boa rentabilidade mesmo que o um ou outro ativo performe mal.