Como Começar a Investir Com Segurança e Rentabilidade

Aprender como começar a investir é fundamental para construir um patrimônio financeiro. Desse modo, saiba que a rentabilidade apresentada pode ser de grande valia aos investidores.

Assim, você que está iniciando no mercado deve aprender algumas dicas para obter melhores resultados. Então é sobre isso que estaremos falando neste artigo a respeito do tema.

Como iniciar no mercado financeiro?

Se você pretende construir um patrimônio precisa buscar investimentos consistentes. Já que apenas poupar dinheiro não é suficiente, pois a inflação complica bastante esta tarefa.

Com isso, você pode economizar uma parte do seu salário ou renda extra. Para que esse valor possa ser aplicado em investimentos rentáveis. Contudo, nem sempre é fácil saber como começar a investir.

Uma vez que o investidor terá muitos caminhos a seguir e diversas oportunidades. Então, esteja ciente de que o primeiro passo é planejar e definir quais seus desejos.

Ou seja, compreenda o que você pretende obter ao aplicar seu dinheiro no mercado. Por certo, diversas coisas podem ser feitas através da rentabilidade gerada, confira:

  • Manter uma independência financeira;
  • Adquirir um imóvel;
  • Comprar um bem material (carro);
  • Viajar ou fazer intercâmbio (lazer e estudos);
  • Garantir uma aposentadoria mais tranquila;
  • Entre muitos outros.

Porém, você precisa seguir algumas dicas para aprender como começar a investir de forma correta. Nos próximos tópicos vamos trazer certos conselhos que ajudam a obter melhores resultados.

Como começar a investir: Planejar adequadamente

O primeiro passo é anotar em um papel todos os seus ganhos e gastos. Ao passo que será possível organizar melhor suas condições financeiras. Logo após isso verifique se é possível guardar uma parte do dinheiro.

Se o resultado for positivo então separe uma certa quantia para os investimentos. Agora defina algumas metas e objetivos que irão ser realizados futuramente.

Além disso, você pode colocar datas (prazos) nos propósitos para tentar alcança-los. Com essa organização ficará mais fácil de tentar cumprir essas responsabilidades.

Estabeleça os valores

Entender como começar a investir de forma segura e rentável é realmente excelente. Entretanto, saiba que é de grande importância definir os valores a serem alcançados.

Pois, isso indica todas as estimativas apresentas pelas metas propostas. De tal modo que será mais fácil conhecer os investimentos que podem trazer esses resultados.

Vale ressaltar que as aplicações podem ser feitas de forma integral ou por parcelas. Onde o investidor pode ir depositando dinheiro a cada mês e isso ajudará nos lucros.

Como começar a investir: conhecendo as categorias de investimentos

Agora que você já sabe como começar a investir deve escolher a categoria adequada. Dessa maneira, entenda que temos a renda fixa e a renda variável que são distintas.

Na fixa temos papéis dos títulos públicos que funcionam como empréstimos. Que é ressarcido na data correta junto com os juros propostos. Já as taxas podem ser dos seguintes tipos:

  • Prefixadas;
  • Pós-fixadas.

Enquanto que os riscos são  baixos, devido ao emissor ser mais confiável. Uma vez que o próprio Governo é quem comanda essa operação. Alguns exemplos de renda fixa são:

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • LC;
  • LCI e LCA;
  • Fundos de Investimentos;
  • CRI e CRA;
  • Entre outros tipos.

Por sua vez, saiba que a renda variável é aconselhada para investidores experientes. Pois, entenda que a oscilação do mercado pode garantir lucros ou prejuízos.

De fato, saber escolher como começar a investir é o ideal para evitar erros. Nesse sentido, as ações presentes na bolsa de valores devem ser analisadas com cautela.

Embora os resultados possam ser mais lucrativos que na renda fixa, podem ocorrer prejuízos. Assim, você deve observar seu perfil de investidor para que possa realizar a escolha adequada.

Veja quais são as principais opções da renda variável:

  • Ações;
  • Mercadorias
  • Fundos de Investimentos Imobiliários;
  • ETFs;
  • Contratos Futuros.

Por certo, saiba que é necessário analisar quais dessas categorias são mais promissoras. De tal maneira que o investidor possa aplicar seu dinheiro tranquilamente nesses investimentos.

Saiba escolher o seu perfil de investidor

Para entender como começar a investir é importante conhecer o seu perfil de investidor. Desse modo, esteja ciente de que existem 3 tipos diferentes que são:

  • Conservador: busca investir com segurança e sem prejuízos;
  • Moderado: procura investimentos seguros, porém escolhe alguns com mais chances de rendimentos;
  • Arrojado: investe seu dinheiro sempre tentando os maiores ganhos possíveis.

Com isso, você deve analisar quais dos perfis apresentados se parecem com o seu. Pois, isso pode indicar o caminho que o investidor deve trilhar para conseguir lucros.

Como começar a investir no mercado financeiro?

Saber como começar a investir nem sempre é uma tarefa simples. Contudo, compreenda que para realizar essa operação é necessário buscar uma instituição. Para que seja possível aplicar dinheiro e conseguir lucros.

Geralmente as corretoras são as melhores escolhas. Já que possuem as ferramentas necessárias para o investidor. E assim eles podem criar suas contas e utilizar o Home Broker (plataforma financeira).

Em seguida, você realiza a transferência e emite ordens de compras. Nesse sentido, entenda que aqui nessa parte é preciso uma análise. Pois, você irá escolher entre a renda fixa e a renda variável.

Bem como todas as opções que compõem as escolhas dessas categorias. Além disso, não tem como começar a investir sem uma boa orientação. Uma vez que os riscos, aportes e prazos dos investimentos devem ser observados.

Vale lembrar que algumas das corretoras trazem simuladores. Onde o investidor pode analisar se os ganhos estão de acordo. Com toda a certeza, você precisa buscar investimentos seguros e rentáveis. Principalmente se for iniciante e estiver querendo montar uma carteira.

Conclusão

Investir é uma tarefa que exige análise e requer um plano adequado. Dessa forma, você que está começando precisa aplicar com sabedoria. E a melhor maneira é conhecer seu perfil de investidor.

Em seguida, entenda que as escolhas dos investimentos devem corretas. Para quem pretende saber como começar a investir a dica é começar pela renda fixa.

Onde os ganhos são baixos, porém os riscos costumam ser menores. Por certo, saiba que essa categoria ajuda no aprendizado. Para que no futuro o investidor ingresse na renda variável. E busque melhores lucros.

Sem dúvida, você precisa prezar pela segurança na hora de aplicar dinheiro. Já que o mercado financeiro pode apresentar volatilidades. Que resultem em ganhos ou mesmo em prejuízos.

Portanto, se você é iniciante organize seu orçamento e separe uma parte do dinheiro. Então, abra uma conta na corretora escolhida. Então decida em quais investimentos parecem mais promissores.

Estude sempre o mercado e tenha paciência para esperar os resultados surgirem. Pois, a construção de um patrimônio é longo e requer bastante sabedoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.