Como investir na Bolsa de Valores?
Como já expliquei no texto anterior sobre a bolsa de valores para iniciantes (confira aqui), existe uma série de passos que você precisa seguir para um investimento de qualidade para obter um bom retorno na compra de ações.
Para relembrar:
Basicamente, o negócio da bolsa de valores é um mercado online. Nele, os investidores negociam, na forma de ações, vários tipos de produtos financeiros e ações empresariais de variados setores: consumo, saúde e etc.
Esse tal mercado de ações é uma ferramenta poderosa e comprovadamente eficaz para quem quer gerar riqueza a longo prazo.
Entretanto, ainda existem várias pessoas que tentam e fracassam quanto fazem suas tentativas de investimento.
Como podemos aprender com os nossos erros e, também, o fracasso dos outros para que os seus investimentos possam ter uma alta taxa de sucesso.
O que gera esse fracasso e como podemos evitá-lo?
Como em qualquer tipo de investimento, estamos vulneráveis aos riscos. No caso da bolsa de valores, estamos, principalmente, vulneráveis a fatores como:
- Liquidez – não conseguir vender os seus ativos se comprar ações das empresas que não tem alta negociação;
- Desvalorização do ativo: desempenho econômico ruim da empresa escolhida, o que pode fazer com que os seus lucros caiam.
Esses fatos e/ou a expectativa negativa sobre a empresa ou cenário econômico podem fazer o seu ativo ser desvalorizado.
Dito isso, separamos cinco atitudes que você deve ter para se tornar um investidor capaz!
Atitude #1: Estude e agregue conhecimento.
Pesquise como funciona o negócio da bolsa de valores para não cair em falácias. Experimente, mas evite se aventurar às cegas em empresas as quais você não possui quaisquer conhecimentos.
Para conseguir escolher as melhores companhias e fazer os seus trades em momentos oportunos, você não precisa ter uma equipe de analistas, a internet te ajuda!
Com a facilidade de acesso que possuímos, a divulgação do gráfico de ações faz com que todas as informações estejam próximas a você.
Eventualmente, o seu filtro de bons investimentos e excelente empresas terá uma sólida análise de balanço, com auxílio das informações disponibilizadas online, o que lhe ajudará a descartar boa parte das possibilidades de empresas da bolsa.
Atitude #2: Não tenha medo de perder uma boa oportunidade.
Grande parte dos que investem parecem ter como maior medo de todos o receio de deixar uma oportunidade passar. Esse medo costuma ser até maior do que o de perder dinheiro!
Usualmente, estes investidores são aqueles que tem medo de parecerem bobos: “ah, está todo mundo investindo nisso e eu não posso ficar de fora”.
Eles monitoram todos os fluxos de investimentos e sabem em quais empresas o dinheiro está sendo aplicado para seguir o bonde e replicar o movimento da maioria.
Veja bem: a dica aqui não é fugir completamente do senso comum, é apenas ter maior senso crítica para entender que, nem sempre, os melhores investimentos são aqueles que estão sendo feitos pela maioria.
Pesquise e aprenda a dinâmica da bolsa, esse é o melhor jeito de identificar o potencial dos investimentos e alcançar um equilíbrio entre estes. O que nos leva a próxima atitude.
Atitude #3: Diversifique.
A ordem aqui é não colocar todos os ovos no mesmo cesto! Quanto maior o seu leque de investimentos, mais seguro você estará.
Caso algo dê errado com algum dos seus ativos, isso representará uma parte pequena do seu patrimônio e o dano causado será controlável.
Saiba mais sobre outros tipos de investimentos, como o Tesouro Direto e Previdência Privada, por exemplo.
Atitude #4: Dicas superficiais.
Dicas e passos são importantes para se sentir seguro e aprender sempre mais, mas é necessário ir mais além da fábula daquele investimento que o primo da irmã da sua vizinha fez e te contaram naquele churrasco do último jogo do seu time.
Não importa se alguém lucrou horrores, esse não é o melhor motivador que deve levar você a sair correndo para casa para comprar ações nesta mesma empresa, principalmente pela falta de fatos e dados que levaram ele a obter aquele lucro.
Pesquise, leia, assista e entenda.
Dicas de pessoas reais que investiram e ganharam são importantes, mas não dispense os relatos de fracassos: o que nos leva a nossa próxima atitude.
Atitude #5: Aprenda com o fracasso.
Reconhecer o erro deve ser uma das atitudes mais difíceis de todas. É muito fácil ser taxado por inúmeras características pelas pessoas que o cercam, mas não deixe isso te abalar. Aceite e siga em frente, sempre buscando mais conhecimento.
Entenda que perder faz parte do jogo, por isso é importante pesquisar e estudar para aproveitar as oportunidades, entender os riscos e diversificar os investimentos. Todos esses caminhos levam a uma minimização da perda financeira.
Mas, queremos sempre evitar as falhas e os fracassos. Como fazer isso?
- Se dedique e estude;
- Diversifique os investimentos;
- Realize aportes – para reduzir os impactos que uma compra de ações ruins pode gerar;
- Pesquise empresas;
- Aceite que errar é normal, negativo é não aprender com essas falhas.
Dito isso, esteja sempre buscando conhecimento e agregando ao crescimento pessoal e profissional, se tornando o melhor que você pode ser.