O Que é o IFIX e Como Ele Funciona?

Entender o que é ifix é fundamental para o investidor que atua no mercado financeiro. Com isso, saiba que esse índice é fundamental para a modalidade de Fundos Imobiliários.

Assim, você precisa entender o que muda através da atuação do ifix. Pensando nisso criamos esse artigo para ajudar a lhe esclarecer sobre esse assunto. Então continue a leitura e fique atualizado.

 

Definição de Ifix

Basicamente o Ifix é um tipo de índice que rege a categoria imobiliária. Ou seja, ele serve para demonstrar qual o desempenho desses ativos inclusos na bolsa. Nesse sentido, você monta a sua carteira e alguns ativos podem estar atrelados ao índice.

Desse modo, saiba que esses investimentos possuem liquidez e valores específicos. O que precisa ser analisado de maneira consciente. Entender o que é ifix também se torna de extrema importância.

Além disso, você pode conseguir lucros quando as escolhas se valorizam. Assim, esteja ciente de que vários tipos de pagamentos estão atrelados a ele. Vamos conhecer o método de funcionamento dele nos próximos tópicos.

O Que é o IFIX e Como Ele Funciona

Como o Ifix funciona no mercado financeiro?

Primeiramente, você precisa saber que o ifix traz retornos integrais. Ao passo que toda a volatilidade do mercado é analisada, mas não é só isso. Pois, entenda que existem outros pontos fundamentais, tais como:

  • Valor na qual as cotas dos fundos imobiliários estão avaliados;
  • Proventos que são distribuídos;
  • O que isso pode causar de impacto na carteira do investidor.

Dessa forma, você precisa conhecer o que é ifix para melhores resultados. Afinal, esteja ciente de que os proventos (anuais) ligados ao índice podem ser:

  • JCPs (Juros sobre Capital Próprio);
  • Dividendos;
  • Subscrição (direito).

Vale ressaltar que o Ifix é um tipo de índice específico para os Fundos Imobiliários. Ou seja, os FIIs comandam as cotas presentes nos dividendos. E esses são os rendimentos que os investidores recebem mensalmente.

Por certo, você deve entender que ele tem a função principal de medir o desempenho. Trazendo os parâmetros necessários para que sejam realizadas certas comparações.

De tal maneira que as carteiras diferentes podem ser observadas. Como resultado disso, se torna possível saber qual delas é mais vantajosa. Consequentemente os investidores podem escolher os investimentos mais adequados.

Sem dúvida, entender o que é ifix é essencial para quem pretende ganhar lucros. Já que o índice permite uma visão mais completa de todo o cenário. Gerando melhores escolhas por parte do investidor do mercado financeiro.

 

Qual a rentabilidade que o índice obteve nos anos anteriores?

Você precisa compreender que o Ifix surgiu apenas no ano de 2011. Uma vez que ele era chamado de IFII anteriormente. Dessa maneira, saiba que o acumulado dele é de 100,99% (elevação).

Com isso, o crescimento dele é evidente desde que foi incluso no mercado. O que é favorável para os investidores que aplicam seu dinheiro. Vale lembrar que apenas em 2013 é que o Ifix não foi tão bem.

Já que ele obteve uma desvalorização que alcançou os 12,6%. Em 2016 o valor em dólares foi de US$ 58,55. Sendo o ano de maior destaque durante o período proposto.

Por esse motivo saber o que é ifix fará toda a diferença. E você precisa estar atualizado ao mercado e a variação dele. Para que sua carteira possa render bastante e que os lucros sejam melhores.

 

Exemplos de Fundos Imobiliários atreladas ao Ifix

A fim de facilitar a compreensão a respeito disso, vamos conhecer alguns exemplos:

  • Kinei Renda Imobiliária (KNRI11);
  • Hedge Brasil Shopping (HGBS11);
  • BB Progressivo II (BBPO11);
  • JS Real Estate Multigestão (JSRE11);
  • BC Fund (BRCR11);
  • XP Malls (XPML11);
  • CSHG Logística (HGLG11);
  • FII XP Log (XPLG11);
  • CSHG Real Estate (HGRE11);
  • BTG Pactual FoF (BCFF11).

Desse modo, você pode investir em qualquer um desses investimentos relacionados aos Fundos Imobiliários. De fato, saiba que o Kinea Renda Imobiliária (KNRI11) é um dos que mais rendem.

Contudo, você precisa analisar sempre o cenário econômico para não ter prejuízos. Porém, ele é interessante e tem conseguido resultados interessantes.

Assim como os outros que foram citados nessa listagem acima. Por isso que saber o que é ifix é algo de grande valia. Pois, isso ajudará você a entender qual o melhor momento de investir.

 

Como é feita a distribuição do índice Ifix?

planejamento financeiro familiar

Com toda a certeza é importante você saber que esse índice é atrelado aos FIIs. Dessa forma, entenda que esses investimentos também podem ser chamados de Fundos de Recebíveis.

Por certo, são 22,3% de todo o portfólio (recebíveis) presente nesse setor que compõem o Ifix. O que chega ao total de pelo menos 265.204.184 (cotas). Confira uma lista com a distribuição por categorias:

  • Recebíveis: 22,3%;
  • Shoppings: 18,4%;
  • Lajes (Corporativas): 16,0%;
  • Imóveis Industriais: 12,8%;
  • FoF: 8,9%;
  • Misto: 8,8%;
  • Bancos: 5,7%;
  • Outros tipos: 7,2%.

Você pode notar que os recebíveis são os que contam com a maior parcela. Enquanto que os Shoppings e as Lajes Corporativas também possuem uma boa fatia.

Assim, além de entender o que é ifix é importante saber escolher as categorias. E são muitas as oportunidades que estão disponíveis no ramo imobiliários.

 

Como é feito o investimento em Ifix?

Bolsa de Valores para iniciantes

Não tem como investir diretamente no Ifix utilizando a bolsa de valores B3. Então, o investidor precisa procurar adquirir certas cotas. Ao passo que elas devem estar relacionadas a categoria de fundos imobiliários.

Dessa maneira, você terá uma carteira mais diversificada e com o índice representado nela. O que é de extrema importância e pode trazer melhores resultados.

 

Conclusão

Agora já informamos para você o que é ifix e isso é algo excelente. Pois, será possível aplicar dinheiro em bons ativos presentes no mercado financeiro. De tal modo que é necessário saber escolher corretamente.

Então, esteja ciente de que existem os que são bons e os que são ruins. Com isso, monte a sua carteira de maneira correta e sempre estudando bastante. Para que os lucros possam ser os melhores possíveis.

Além disso, você precisa saber que o perfil de investidor também é fundamental. Uma vez que ele ajuda a escolher o caminho correto. E isso facilita muito a criação de uma carteira efetiva.

Portanto, compreender o que é ifix se torna uma maneira excelente de conseguir rentabilidade. Já que esse índice é fundamental na categoria imobiliária e faz muita diferença. Assim, você terá maiores oportunidades de conseguir construir um bom patrimônio financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *