Quem pretende aplicar dinheiro esbarra sempre na mesma dúvida: Quais os investimentos mais rentáveis? A verdade é que existem inúmeras formas de investir aquele dinheiro que sobrou do salário e que você tem guardado para render. Veja aqui as formas de aplicação e qual delas se encaixa mais no seu perfil.
A caderneta de poupança ainda é o investimento mais popular do Brasil, mas, de uns tempos para cá, houve mais saques do que aplicações. Os fatores que explicam a decadência deste tipo de investimento é a crise que assolou o país, além da baixa rentabilidade que não está conseguindo superar a inflação.
Para quem vai resgatar dentro de alguns meses, não há problema, mas o investidor que pretende juntar para usar em alguns anos pode ser danoso, isso porque o dinheiro aplicado vai perdendo seu poder de compra com o tempo.
Assim, quem não precisa do dinheiro para seus gastos do dia a dia e tem planos de prazo mais longo está preferindo migrar para investimentos mais rentáveis. Existem no mercado investimentos tão seguros quanto a poupança e também acessíveis a qualquer investidor pessoa física.
Para fazer parte dos investimentos mais rentáveis e substituir a caderneta de poupança, é preciso ter baixo risco, alta liquidez, rentabilidade pós-fixada atrelada à taxa básica de juros e taxas de administração baixa.
Confira os investimentos rentáveis que se adequam ao quadro
- Certificados de Depósito Bancário (CDB)
Por meio do CDB, o investidor empresta dinheiro para o banco desempenhar suas atividades e em troca ganha rendimentos. Não há cobrança de taxas, apenas IOF sobre os rendimentos e imposto de renda.
Os Certificados de Depósito Bancário para serem considerados investimentos rentáveis, devem ter liquidez diária e render um percentual do CDI, – Certificado de Depósito Interbancário – ou seja, a taxa de juros das operações de empréstimos entre bancos.
- Tesouro Selic (LFT)
O Tesouro Selic é um título de dívida emitido pelo governo federal o que faz com que seu risco de calote seja um dos menores do país. Como é atrelado à taxa Selic, há um risco mínimo de o investidor perder dinheiro se vender o título antes do vencimento.
Uma das vantagens deste tipo de aplicação é que qualquer pessoa física pode investir com pouco valor. O investimento inicial é de apenas 30 reais.
Neste investimento, há taxas e cobrança de imposto de renda – e de IOF para aplicações de prazo inferior a 30 dias. Para ser melhor que a poupança, é preciso se atentar para a taxa cobrada pela corretora, evitando cobranças altas.
- Fundos Renda Fixa
Fundos de Renda Fixa são fundos que administram o dinheiro de vários investidores e podem ser investidos como títulos atrelados a créditos e a inflação, títulos do tesouro pré ou pós-fixados, letras cambiais e até debêntures de empresas grandes com capital aberto.
A rentabilidade de cada fundo é variada, já que os ativos são escolhidos com mais liberdade e depende da política de cada fundo. Os fundos costumam ter alta liquidez, já que normalmente é possível resgatar o dinheiro investido em dois ou três dias após a aplicação.
- LCI e LCA
O LCI e LCA são ativos de letra de crédito (imobiliário e agronegócio) emitidos por bancos e lastreados por empréstimos. É um investimento rentável e de baixo risco, porém a liquidez também é baixa, já que o dinheiro só pode ser movimentado após o vencimento do título.
A grande vantagem é que o LCI e o LCA são isentos de cobrança do imposto de renda.
Investimentos mais rentáveis em 2017
Segundo levantamentos, os investimentos mais rentáveis nos seis primeiros meses deste ano foram, primeiramente o euro e, em seguida, o ouro.
- Euro
Sim, a moeda de vários países do velho mundo foi o investimento que trouxe mais retorno no primeiro semestre de 2017. No acumulado de janeiro a junho, a moeda teve valorização de 11,05%.
Um dos fatores que levaram a essa alta foi o fortalecimento do presidente francês Emmanuel Macron, cujo partido venceu as eleições para o parlamento.
- Ouro
Em segundo lugar no ranking de desempenho das aplicações financeiras de 2017 aparece o ouro, com alta de 10,69% no acumulado do ano.
Os fundos de renda fixa e fundos atrelados à taxa DI vêm na sequência, com 5,81% e 5,77%, respectivamente. Já a poupança teve rendimento líquido de 3,56% no período.
Como encontrar investimentos mais rentáveis
Se ainda está em dúvida sobre a modalidade a se investir, existe uma ferramenta que pode te ajudar. Na plataforma Yubb, você preenche o valor de investimento e o prazo de resgate. Assim, a ferramenta compara a rentabilidade de aplicações oferecidas por bancos e corretoras.
O buscador é gratuito para usuários e pode ser usado pelo site ou pelos apps para sistema Android e iOS. A ideia do aplicativo é ajudar aqueles investidores que querem sair da zona de conforto e ir além da caderneta de poupança.
Além do Yubb, outras plataformas comparam a rentabilidade de investimentos. Um exemplo é o aplicativo Renda Fixa que compara aplicações de 18 corretoras e está disponível para sistemas diversos sistemas. A ferramenta conta com chat para investidores trocarem experiência.
É importante construir um portfólio
Para encontrar o investimento mais rentável é importante entender qual é o seu perfil como investidor. O melhor é pesquisar e saber que cada aplicação possui suas próprias características de risco e liquidez, além das tributações e possíveis taxas.
O importante é construir um portfólio de investimentos dentro do que deseja, sem afetar suas economias, atingindo assim suas metas financeiras.