Economizar Energia – Quando se fala em eficiência energética, surgem diversas orientações sobre economia de energia – e muitas delas nem sempre são praticáveis. Mas você não precisa abrir mão do conforto para economizar energia. Pequenas mudanças de comportamento fazem uma diferença significativa na redução de impactos negativos no meio ambiente e na sua conta de luz.
Conforme a sociedade se desenvolve é preciso mais energia para suprir as necessidades humanas,e, se não houver o uso consciente poderemos, em um futuro próximo, sofrer as consequências das nossas atitudes abusivas de consumo. Confira estas dicas e comece já a economizar energia.
1 – Adquira aparelhos elétricos mais novos
Eletrodomésticos antigos costumam gastar mais energia. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selos de eficiência energética. Isso irá ajudar muito a economizar energia e na redução das contas.
2 – Substitua as lâmpadas
Troque as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED. Apesar de ser mais cara, a LED dura mais e consome metade da energia.
3 – Desligue o computador e a televisão se não for utilizá-los dentro de uma hora
O computador e a TV, se não estiverem em uso, devem ser desligados. Muita gente tem o hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente. A recomendação é desligar o computador sempre que for ficar mais de 1 horas sem utilização. O monitor deve ser desligado a partir de 15 minutos sem utilizar.
Já o televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.
4 – Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a economizar energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.
5 – Evite usar a função stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em “stand-by”, o famoso “modo espera” que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.
7 – Apague a Luz
Ao sair de um ambiente, não se esqueça de apagar a luz, a economia de energia no final do mês será sentida no bolso.
8 – Estabilize a temperatura do ar condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado no calorão. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas, que costumam ficar mais altas nesta época do ano. Uma dica é usar o ar em uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.
9 – Desligue o chuveiro
Enquanto se ensaboa ou lava os cabelos, desligue o chuveiro. Numa casa, os banhos com chuveiro elétrico são um dos maiores gastos com energia elétrica. Se cada um dos brasileiros diminuísse o seu tempo diário de banho no chuveiro elétrico, a energia economizada em um ano equivaleria a mais de 10 dias de operação da usina de Itaipu.
De olho na instalação do chuveiro
- Use circuito exclusivo na instalação, com fios compatíveis com a potência do aparelho;
- Não reutilize resistência queimada;
- Observe as recomendações do fabricante para o aterramento
10 – Cuidado com a geladeira
Evite abrir a porta da geladeira à toa, pois o ar quente entra e o motor do equipamento é obrigado a gastar mais energia para resfriá-la novamente. Na hora de colocar ou retirar os alimentos, faça tudo de uma só vez. Além disso, instale o aparelho em local bem ventilado e evite a proximidade do fogão e de aquecedores ou de áreas expostas ao sol. Lembre-se de deixar um espaço mínimo de 15cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, no caso de instalação entre armários e paredes.
11. Espere para lavar roupa e passar roupa
Acumule o máximo de peças possível para usar a máquina de lavar. Isso ajuda a economizar energia e também água. Se possível, pendure em cabides as camisetas, camisas e blusas para que elas sequem e desamassem naturalmente. Para passar roupas, junte também o máximo de peças para passar de uma só vez.
Antes de ligar o ferro, separe as roupas por tipo de tecido. Comece com as roupas que exigem temperatura mais baixa, depois aumente a temperatura e passe as roupas de algodão. Desligue o ferro e aproveite o calor para passar roupas íntimas.
12 – Cuidado ao comprar eletrodomésticos
Ao comprar um eletrodoméstico, procure o selo Procel ou etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indicam os mais econômicos.
13 – Utilize os umidificadores com parcimônia
Em dias secos, ao invés de usar umidificadores eletrônicos, coloque um pano úmido pendurado no recinto e uma bacia com água.
14 – Aquecedor solar ajuda
Experimente instalar um sistema solar de aquecimento de água para abastecer toda a casa.
15 – Fique de olho nos eletrônicos
Celulares, câmeras, mp3 levam um tempo de aproximadamente duas horas para carregar. Não deixe aparelhos carregados na tomada. Isso ajuda a economizar energia.
Veja agora os cinco aparelhos que mais consomem energia na sua casa;
- Chuveiro elétrico
- Cooktop e fritadeira sem óleo
- Geladeira e freezer
- Ventilador lâmpada computador micro-ondas
- aparelho no modulo stand
Siga estas dicas e economize energia, além de ajudar o meio ambiente.