Dando continuidade à nossa série: Investindo em ações, trazemos mais um artigo. Desta vez, falando sobre 5 erros que você não pode cometer quando estiver fazendo o investimento.
Relembre os sete passos para começar a investir com sucesso e as cinco atitudes para não perder dinheiro bolsa de valores!
Vamos fazer um rápido apanhado?
O que é a bolsa de valores?
A bolsa de valores é nada mais é do que um mercado online. Nele, os investidores negociam, na forma de ações, vários tipos de produtos financeiros e ações empresariais de variados setores: consumo, saúde e etc.
O que são ações?
São pedaços da empresa divididos em lotes. Comprando uma ação, você se torna sócio da empresa a qual essa pertence. Quanto mais ações, maior participação societária. Gerando, assim, uma obtenção de uma maior participação nos lucros e, em alguns casos, até direito ao voto.
É arriscado?
Existem, sim, possíveis consequências negativas a serem destacadas.
Dos principais riscos de investir em ações na bolsa de valores, estão:
- Liquidez: você pode não conseguir vender os seus ativos se comprar ações das empresas que não tem alta negociação.
- Desvalorização da empresa escolhida: se o seu ativo obtiver um desempenho econômico negativo, os seus lucros podem cair. Esses fatos ou a expectativa ruim sobre a empresa ou cenário econômico podem fazer o seu ativo ser desvalorizado.
Dito isso, os riscos podem ser controláveis ou não-controláveis.
Vamos utilizar deste último gancho para explorar o nosso primeiro item da lista:
5 erros que você não pode cometer ao investir na bolsa de valores.
Erro #1: Não variar os investimentos.
Dos riscos não-controláveis, existe a possibilidade de liquidez e desvalorização do ativo, como trouxemos ali em cima. Dito isso, podemos citar, como exemplo ilustrador, uma atitude que pode levar a um desses dois riscos a acabar com qualquer chance de retorno financeiro: investir tudo na mesma coisa.
Imagine só que uma empresa toma determinada atitude ou se envolve em polêmicas seríssimas de forma totalmente inesperada e isso leva a sua desvalorização.
Guarde este pensamento e imagine dois cenários:
- Em um deles, você decidiu depositar todo o seu dinheiro em ações dessa empresa;
- Na segunda hipótese, você comprou títulos de outras empresas de ramos diferentes e resolveu adquirir títulos do Tesouro Direto e fez uma Previdência Privada, por exemplo.
Qual desses dois cenários você acha que possui mais estabilidade e segurança para lidar com a crise da empresa em questão? Quem você acha que será menos prejudicado em tais hipóteses?
Pois é: varie os seus investimentos!
Erro #2: Excesso de confiança.
Todo mundo gosta de alguém seguro e é muito comum que nos deslumbremos com pessoas de sucesso. Entretanto, no mundo das ações, da bolsa, de trades e de inconstância, é essencial não deixar as suas vitórias influenciarem o seu raciocínio analítico.
Em Finanças Comportamentais, o viés de decisão daquele que tem o feeling de mercado e facilidade em estruturar os números em sua cabeça, rendendo-lhe vitórias constantes, é chamado de “excesso de confiança”.
Esse comportamento pode levar vencedores a fazerem trades arriscados em momentos inoportunos.
Aprenda com os seus erros e sempre esteja disposto a avaliar, criar estratégias e estudar.
Erro #3: Não saber o momento de parar.
Parece até bobo e está diretamente relacionado com o erro #2, mas, quando estamos e um combo de vitórias, é difícil parar.
É comum encontrar casos de pessoas que comprometeram todos os seus ativos por estarem excessivamente confiantes (dica #2) e acharem que continuarão vencendo.
Nessa realidade do mercado de ações, a dinâmica nem sempre é a mesma do nosso cotidiano, em que: “quanto mais se trabalha, mais se tem sucesso”.
Às vezes, quando estamos perdendo muito ou/e em um momento de crise, a tendência é trabalhar com volumes e investimentos maiores, aumentando a frequência e deixando de lado o apela para a racionalidade.
Não faça isso, aprenda e estude os momentos adequados.
Erro #4: Pressa em ganhar dinheiro.
Essa é aquela tecla em que viemos batendo por aqui: estude! Nenhum conhecimento nasce com você e até as aptidões inatas possuem os seus limites. O aprendizado é essencial para o sucesso.
Você precisa conhecer o mercado antes de investir grandes quantias. Comece com valores módicos e vá aumentando os riscos e as cifras dos seus investimentos a medida em que você se sentir mais seguro.
A pressa em ganhar dinheiro faz com que o investidor se arrisque mais do que deve, o que pode ocasionar perdas substanciais e aversão ao mercado de ações, coibindo compras futuras que poderiam gerar excelentes retornos financeiros.
Erro #5: Falta de disciplina.
Uma das dicas importantes que podemos dar aqui é a noção da necessidade em estabelecer parâmetros de perdas e ganhos, conhecidos como “stop” (“pare”, em uma tradução literal).
Para operar nesse mercado e não cair em nenhum dos erros anteriores, essa tática se mostra funcional e eficaz, reduzindo todas as problemáticas citadas, desde que respeitado.
O investidor não pode se deixar levar pela maré de vitórias que gera um grande otimismo que pode se transformar em excesso de confiança (item #2), levando-o a não saber a hora de parar (item #3).
Ao mesmo tempo em que você pode se deslumbrar, você também não pode se assustar. Estamos falando de um mercado mutável e frenético.
Portando, estude e aprenda quais são as melhores táticas e elementos que te farão ser um investidor de sucesso. Drible os erros e mantenha-se fiel às suas referências e parâmetros.
Esteja sempre preparado para lidar com as coisas que estão ao seu alcance e estude para saber como contornar as situações que você não tem o poder de mudar!