O Que é a Bovespa e Como Funciona?

O nome Bovespa é comum a todos nós. No entanto, muitas pessoas não sabem realmente o que é e Bovespa.

Além disso, não entendem ao certo como a Bovespa funciona.

E essas dúvidas realmente fazem sentido. Isso, porque poucos materiais explicam em uma linguagem acessível, por exemplo, o que é a Bovespa, o que é Ibovespa, o que é a bm&fbovespa, etc.

Se você tem esses questionamentos, fique por aqui! Vamos esclarecer tudo!

Bovespa: o que é?

Primeiramente, para entendermos o que é a Ibovespa, é fundamental falar sobre a Bovespa.

A Bovespa se trata da bolsa de valores do estado de São Paulo. Na Bovespa são negociadas ações de companhias empresariais brasileiras, não só as paulistas, certo?

Mas, o que é Bolsa de Valores?

Bem, a bolsa de valores é um meio pelo qual são negociados valores mobiliários. Entre eles, por exemplo:

  • Títulos públicos
  • Ações
  • Commodities
  • Contratos Futuros de Commodities;
  • Títulos de Renda Fixa;
  • Contratos Futuros de Índices;
  • Opções de Ações
  • Contratos Futuros de Moedas;
  • Opções de Ações, etc.

O que é a bm&fbovespa

Além disso, vamos esclarecer o que é a bm&fbovespa. Muito se fala sobre esse termo, entretanto, nem sempre a sua explicação é clara.

O esclarecimento, por outro lado, é simples. No Brasil, a Bovespa se fundiu a BM&F (mercados futuros) e com a Cetip. Dessa forma, criou-se a B3.

Hoje, a B3 se trata da bolsa de valores oficial do Brasil. Portanto, podemos dizer que a bm&fbovespa é a detentora do mercado brasileiro de capitais.

Além disso, todas as empresas que têm capital aberto no país têm seus valores mobiliários negociados pela bm&fbovespa.

Afinal, o que é o Ibovespa?

Temos, também, o Ibovespa. É comum as pessoas confundirem a Bovespa com o Ibovespa.

Assim, é preciso deixar claro. O Ibovespa é o Índice Bovespa. Esse índice se trata de um dos recursos mais relevantes para o funcionamento da Bovespa e outras bolsas de valores.

Além disso, com certeza, você já escutou noticias como, por exemplo: “O Ibovespa subiu” ou, então “O Ibovespa caiu”.

Porém, o que significa o Ibovespa subir ou cair?

O índice (Ibovespa) acompanha o desempenho das ações das companhias que mais detém negociações.

Dessa forma, quando você escuta “o Ibovespa subiu” significa que as empresas, em geral, passaram por valorização. Portanto, os investidores em geral estão otimistas, certo?

Igualmente acontece quando o índice cai. Por exemplo, quando o Ibovespa retrai significa que o mercado de ações está sob cautela. Em geral, algum acontecimento faz com que o mercado fique “desconfiado”.

Também, vale ressaltar que o Ibovespa é definido sempre com base no últimos 12 meses. Ou seja, é a liquidez média diária.

Ações do Ibovespa

Muito se fala em ações do Ibovespa. Mas, afinal, quais são as principais ações negociadas no Ibovespa?

A principio, são mais de 300 empresas atualizadas pelo índice. Por outro lado, mesmo com mais de 300 companhias registras, cerca de 80% das ações em negociação pertencem a 75% dessas empresas.

Isso ocorre devido ao fato de as empresas precisam se enquadrar em alguns critérios importantes, por exemplo:

  • Ter participado, ao mesmo, de 95% dos pregões nos últimos 12 meses. O pregão é o termo usado para designar um período de negociações.
  • Apresentar, pelo menos, 0,1% do valor total transacionado pela Bovespa.
  • A empresa não deve ter processos de extrajudiciais. Além disso, não estar em processos de recuperação judicial. Da mesma forma, não estar em regime especial de administração temporária ou, até mesmo, de intervenções.
  • Por fim, as empresas não podem ter cotação média inferior a R$ 1. Ou seja, companhias que são conhecidas como “penny stock” (estas não podem certo?).

Além disso, vale saber que o Ibovespa atualiza as empresas a cada 4 meses. A seguir, você confere a atualização mais recente disponível ao público, que se refere ao mês de maio de 2020. Tais empresas (16 de mais de 300) , em uma linguagem mais acessível, são as com “ações mais valorizadas” pelo Ibovespa:

  1. Vale;
  2. Itaú Unibanco;
  3. Bradesco;
  4. B3
  5. Petrobras;
  6. Ambev;
  7. Itaú S/A;
  8. Brasil;
  9. JBS;
  10. Magazine Luiza;
  11. Lojas Renner;
  12. Weg;
  13. Suzano S A;
  14. Intermédica;
  15. Natura;
  16. Drogasil Raia.

Como Funciona a Bovespa

De acordo com o explicado até agora, podemos falar, afinal, de como funciona a Bovespa. Assim, para facilitar o entendimento, acompanhe o passo o passo:

1 – Uma companhia, por exemplo, deseja oferecer suas ações na Bovespa para arrecadar verbas para um projeto, ou, então, em investimento. Dessa forma, ela deve “abrir capital”. Ou seja, deve se registrar na Bovespa e colocar as suas ações para negociação.

2 – Em seguida, corretoras autorizadas irão oferecer as ações dessa companhia para investidores. Até aqui, temos o chamado “Mercado Primário”.

3 – Então, os investidores irão começar a se interessar pelas ações desta companhia.

4 – Os investidos, irão lançar a chamada “ordem de venda” das ações da empresa. De forma automática, o valor das ações a serem negociadas irão diretamente para a “listagem” da  Bovespa.

5 – Em geral, um investidor irá se interessar pelas ações dessa empresa e irá mandar um “ordem de compra” para a corretora que a representa.

6 – Assim, a transação é efetivada. Ou seja, a compra e venda das ações da empresa se concluem. A partir daqui ocorre o chamado “Mercado Secundário”.

Como Funciona a Bovespa: horários

Além disso, você sabia que a Bovespa tem horários de funcionamento? Os horários das negociações, por exemplo, seguem o quadro abaixo. No entanto, pode ocorrer alterações pequenas entre os prazos.

 

Fonte: Bovespa
Fonte: Bovespa

Por fim, explicando:

  • Pré- Abertura: o investidor deve enviar a ordem de interesse em vender ou comprar ações.
  • Call de Fechamento: veja que essa “etapa” dura somente 5 minutos. Aqui, são recebidas as comunicações de interesse de compra ou de venda.
  • After market: aqui, temos um “período extra” para as negociações na Bovespa. Ou seja, os investidores podem acompanhar o pregão, e, em seguida, podem fazer transações mesmo com o “expediente” encerrado. No entanto, é claro, seguindo as regras da Bovespa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *