Ter como viver de renda passiva é o sonho da maioria dos brasileiros. Como disse um dia Warren Buffet: “se você não encontrar um jeito de ganhar dinheiro enquanto dorme, você trabalhar até morrer”.
Essa frase serve para ilustrar o quão importante é a renda passiva na vida de uma pessoa. Portanto, leia o artigo e saiba como chegar até o ápice da corrida financeira, ter como viver de renda passiva.
O Que é Renda Passiva?
A renda passiva é um tipo de renda independente do esforço, ou seja, ela não demanda trabalho.
Basicamente ela é o contrário da renda ativa, o tipo mais comum de renda, que se caracteriza pela necessidade de trabalho para só então ganha-la.
Se perguntar o que é viver de renda passiva, posso dizer que significa ter uma fonte de renda que é gerada sem a necessidade de trabalhar ativamente para isso. Um exemplo clássico de renda passiva é o rendimento da poupança. Quando um cliente deposita seu salário na poupança do banco, o dinheiro começa a render juros automaticamente. Após um mês, ele pode retirar seu dinheiro acrescido dos juros que foram gerados, e esse acréscimo é exatamente o que é conhecido como renda passiva.
O grande porém da renda passiva é conseguir ter patrimônio o suficiente para viver somente de seus rendimentos.
Qual a Melhor Forma de Ter Renda Passiva?
A melhor forma de obter renda passiva é investindo em ativos com uma boa perspectiva futura. Esses ativos podem ser imóveis, ações, fundos imobiliários, tesouro direto e mais uma infinidade de opções que no longo prazo renderão um acréscimo no seu orçamento sem que tenha que se esforçar, ou melhor, trabalhar.
Onde Investir Para Viver de Renda Passiva?
Como viver de renda de investimentos é um objetivo viável para muitos investidores, e existem diversas opções de investimento disponíveis para alcançá-lo. Cada tipo de investimento apresenta vantagens e desvantagens únicas, e cabe ao investidor avaliá-las cuidadosamente e escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades e metas financeiras.
Veja um breve resumo de alguns exemplos de investimentos, com seus pontos fortes e fracos:
Imóveis
Diversas pessoas compram casas, terrenos e apartamentos durante o decorrer de sua vida visando obter renda passiva. A renda nesse tipo de investimento vem através de compra mais barata e venda mais cara, aluguel e arrendamento.
O grande ponto positivo no investimento em imóveis é o fato de ter algo físico, portanto, o sentimento de vê-lo sempre que der vontade e não fazer cotações de seu preço diariamente, deixa o investidor tranquilo.
Já o grande ponto negativo é a falta de liquidez, uma vez que você pode querer vender e não achar compradores, ou ainda, pode querer alugar e também não encontrar inquilinos. Além do problema de liquidez, há a possibilidade de encontrar inquilinos mal pagadores ou de má índole.
Ações
Investir em boas empresas na bolsa de valores também é um investimento que pode garantir que você tenha como viver de renda passiva.
Os pontos positivos desse investimento são: liquides, não há dificuldade de venda, rentabilidade, no longo prazo a bolsa de valores rende mais do que a renda fixa, e por último, a facilidade, diferente dos imóveis é muito fácil comprar ou vender ações.
Já o principal ponto negativo nesse tipo de investimento é a volatilidade. O valor dos ativos sofre com ruídos e notícias econômicas que nem sempre impactam na sua atividade.
Renda Fixa
Saber como viver de renda fixa é algo que se bem feitos, pode garantir uma boa renda passiva sem grandes preocupações.
O grande ponto positivo desse tipo de investimento é não ter risco quase nenhum. Nele, desde o início, o investidor já sabe quanto vai ganhar no final, portanto, permite que o mesmo fique tranquilo e se planeje melhor.
Já o ponto negativo concentra-se na menor rentabilidade. Por oferecer menos risco, os investimentos em renda fixa normalmente rendem menos. Além disso, grande parte dos investimentos de renda fixa imobilizam o capital, portanto, também há falta de liquidez.
Passo a Passo Para Ter Como Viver de Renda Passiva
1# Tenha Um Objetivo Claro
O caminho até a liberdade financeira, ou seja, viver de renda passiva, necessita muita disciplina e abdicações. Ter objetivos claros ajuda a manter-se focado para aquele futuro, portanto, escreva qual é seu objetivo e vá para o passo dois.
2# Planejamento
Planeje seus gastos e investimentos. O planejamento vai ajuda-lo tanto no controle dos gastos, quanto no controle de investimentos que realmente façam sentido para seu objetivo. Planeje um orçamento definido, com aportes mensais e investimentos com um risco retorno que faça sentido para sua tese de investimentos.
3# Estude Investimentos
Ao Estudar investimentos você conhecerá tanto uma variedade maior de produtos que lhe rendam dinheiro, quanto os pontos positivos e negativos de cada um, portanto, poderá escolher os que melhor se encaixam ao seu objetivo e estilo de vida.
Optar por investimentos que você tenha afinidade e lhe deixam o menos preocupado possível é um bom plano. Portanto, pese o risco e retorno, depois monte uma carteira diversificada, de forma que seus investimentos rendam mais sem abrir mão da sua segurança mental e patrimonial.
4# Faça Uma Reserva de Emergência
A reserva de emergência precisa ser liquida e ter a capacidade de cobrir imprevistos como: demissão, problema de saúde, acidentes ou qualquer outra coisa que demande gastos repentinos.
A reserva de emergência evita que você tenha que vender seus investimentos em um momento inoportuno, portanto, mesmo que ela não gere renda, ela permitirá que seus investimentos sejam alocados de maneira melhor.
5# Invista
Aprender como viver de renda com investimentos envolve a montagem de uma carteira de investimentos que seja adequada à sua situação financeira. É importante estudar cuidadosamente os diversos tipos de investimentos disponíveis e selecionar aqueles que melhor se adequam aos seus objetivos financeiros e à sua tolerância ao risco. É necessário também fazer uma leitura constante dos seus investimentos, avaliando a compatibilidade da sua carteira com as condições econômicas vigentes. Por exemplo, se houver sinais de forte inflação no país, é importante realocar seus investimentos em ativos que ofereçam proteção contra esse fator.
6# Faça Aportes Recorrentes
Os aportes recorrentes farão toda diferença no longo prazo, portanto, ainda que consiga poupar pouco, sempre invista.
Se necessário, procure meios de obter renda extra. Como dito anteriormente, ainda que pouco, poupar com constância o ajudará a chegar ao objetivo mais rapidamente.
Conclusão
Ter Como viver de Renda Passiva demanda esforço constante, mas, o fato de ter lido o artigo até o fim mostra que você está no caminho certo. Esperamos ter clareado a sua mente quanto aos passos necessários para alcançar a liberdade financeira.
Siga cada passo do artigo, e se sentir necessidade, adicione mais algum item que faça mais sentido a sua realidade de vida.