Investir pouco dinheiro e ainda assim conseguir rentabilidade parece uma ideia distante, mas é possível se o investidor seguir algumas dicas importantes. Aquele dinheiro que sobrou na carteira ou que não tenha destino final pode se tornar lucrativo se você souber onde investir.
A primeira ideia é guardar uma quantia fixa por mês – independente do valor – e escolher um investimento seguro.Uma dica dos consultores financeiros é separar a parte do investimento já no início do mês antes de comprometer o dinheiro. Além disso, com as incertezas políticas e econômicas, para os iniciantes é melhor apostar em aplicações de renda fixa.
Lembre-se: um investimento é um dinheiro que você não vai precisar por um tempo. Um prazo mínimo e racional para deixar dinheiro investido é de 5 anos.
Mas como começar a investir pouco dinheiro?
Esta é uma das principais dúvidas de quem quer iniciar mesmo que seja para investir pouco dinheiro. O especialista em investimentos Ramiro Gomes Ferreira indica alguns passos para os iniciantes.
- Livre-se das dívidas
Se o investidor possui dívidas, seja ela qual for, o primeiro passo é pagar o que se deve para depois pensar em fazer uma poupança. Não adianta guardar dinheiro estando com dividendos, por isso, negocie, acabe com as dívidas e só aí pense em investir.
- Faça uma reserva para imprevistos
Antes de pensar em aplicar uma quantia do dinheiro, é necessário guardar algum valor para imprevistos como consertos no carro e na casa, perda de emprego ou qualquer situação inesperada, assim, não será preciso mexer no que está aplicado
- Escreva no papel seus objetivos
Se as dívidas foram pagas e uma reserva de emergência já está guardada, é hora de fazer uma planilha para colocar os objetivos de fazer investimento, além do pensar no valor a ser retirado do salário para atingir o objetivo. Aquele que tem um objetivo claro tem mais chances de alcançar o propósito.
- Aproveite o tempo ocioso para aprender
Ler sobre investimentos e aprender mais sobre o assunto pode te ajudar a começar neste mercado. Não espere saber tudo para iniciar o investimento. Quanto maior o conhecimento, melhores suas decisões e mais o seu dinheiro vai trabalhar por você.
- Aprenda a se planejar
Faça mais com menos. Tente economizar em algum setor. Não é preciso cortar de uma vez o lazer ou as compras, mas diminuir os valores gastos já é de grande valia para iniciar um investimento, seja de curto ou longo prazo.
Onde investir pouco dinheiro?
Foi-se o tempo em que, para investir, era preciso ter altas somas de dinheiro. Hoje, vários bancos e corretoras oferecem produtos para investimento com aporte de entrada e manutenção baixos, que cabem nos orçamentos mais apertados.
Veja abaixo onde começar a investir pouco dinheiro:
- Fundo de investimento
Uma das opções é investir através de um fundo de investimento. Um fundo de investimento é um condomínio que reúne o valor investido de todos os investidores e monta uma carteira de ações (que pode ser diversificada ou não), geridas por um gestor profissional. É uma forma rápida e simples de investir com pouco dinheiro.
A outra forma é através de fundos de índice (ou “ETFs”). Os ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos negociados em bolsa (como se fossem ações) que buscam espelhar determinados índices de referência, como o índice Ibovespa.
- Tesouro Selic
Para quem tem pouco dinheiro para aplicar, uma das apostas é o Tesouro Direto. Comprar um título do Tesouro pode ser muito simples, mais seguro e rentável do que apostar na poupança. Dá para começar a investir nesta modalidade a partir de 30 reais.
Neste modelo, o investidor empresta seu dinheiro ao governo que o remunera para isso, pagando 14,25% ao ano. O Tesouro ainda facilita a possibilidade de resgatar o valor investido a qualquer momento.
O Tesouro pode ser adquirido em instituições financeiras como bancos ou corretoras de valores. Não há quase nenhum risco envolvido, os retornos estão acima da inflação e deixando o dinheiro investido por mais tempo, você pagará menos impostos.
Esta modalidade ainda te dá a opção de vender só uma fração do título, ou seja, resgatar uma parte do dinheiro e manter a outra investida.
- Fundos DI
Os fundos DI costumam ser indicados a quem quer investir pouco dinheiro e gostaria de deixar toda a responsabilidade nas mãos do gestor da aplicação, que não tem prazo de vencimento.
Eles aplicam majoritariamente em investimentos de renda fixa que acompanham as variações da taxa DI. Mas é preciso prestar atenção às taxas de administração, que podem ser altas, principalmente para quem investe pouco dinheiro.
Os fundos DI têm risco moderado mas quase sempre gera rendimentos acima da inflação, mesmo em tempos de crise.
- Certificado de Depósito Bancário (CDB)
O valor mínimo para comprar um CDB varia de banco, mas é possível aplicar com menos de 1.000 reais. Ao comprar um CDB, o investidor empresta dinheiro para a instituição financeira e recebe uma remuneração por isso.
O banco empresta o dinheiro a outros clientes. Para garantir lucro, paga uma taxa menor ao investidor do que cobra para emprestar aos tomadores de crédito. Mas quanto menos o investidor aplica em um CDB, menor será a rentabilidade e pode se aproximar da poupança.
Fique atento
Não mexa nos seus investimentos e separe mensalmente uma quantia fixa ou porcentagem de seu salário para investir. Não é fácil fazer, é muita disciplina e auto controle. Mas em pouco tempo, você verá resultados positivos e com certeza, uma maior segurança e confiança em seu futuro. Comece o quanto antes e ganhe dinheiro economizando.